Ao ouvir “fazer o dinheiro trabalhar para você”, é normal pensar em investimentos, mas, na prática, essa frase está diretamente ligada à renda passiva. Afinal, é possível “viver dos juros” sem trabalhar efetivamente por esse dinheiro.
Ter uma renda passiva significa possuir um orçamento extra, sem nenhum tipo de esforço físico para isso, ou seja, o dinheiro não está relacionado a um trabalho ou um emprego específico. Os investimentos em ativos são um exemplo prático desse termo.
Mesmo que esse seja o exemplo mais comum, não é o único. Por isso, para entender de maneira prática o que é renda passiva, confira abaixo um conteúdo completo.
Por que é importante ter uma renda passiva?
Culturalmente, o brasileiro está acostumado a contar somente com a poupança, suprimindo todos os gastos com essa quantia. Porém, aos poucos, esse cenário tem mudado, devido às oscilações da economia brasileira.
Prova disso é que, hoje, o número de investidores na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) está aumentando. Segundo dados divulgados pelo portal Valor Investe, no mês de fevereiro de 2021, a bolsa alcançou quase R$ 3,5 milhões e 120.542 investidores.
Os brasileiros estão em busca de diversas fontes para fazer o dinheiro render. Afinal, situações inesperadas acontecem a qualquer momento, sendo importante ter um orçamento extra nessas horas.
Dessa forma, é possível chegar a conclusão de que a renda passiva é um meio eficaz de conquistar a independência financeira. Isso porque, investindo a longo prazo com rendimento diário de 100% do valor, o ganho pode ser maior que três casas de milhares.
Assim, o dinheiro obtido pode se tornar um porto seguro em caso de aposentadoria ou ano sabático e até uma renda dedicada para financiar os estudos dos filhos, seja com a faculdade ou um intercâmbio.
Qual é a diferença entre renda passiva e renda extra?
Entender o que significa renda passiva também envolve algumas diferenciações, já que, quando pesquisamos sobre esse tema, é normal encontrarmos o termo sendo usado como um sinônimo de renda extra.
Ao contrário da renda passiva, para conquistar uma renda extra no orçamento, é necessário uma certa dedicação de tempo, esforço e trabalho. Além disso, esse dinheiro a mais nem sempre é constante, já que você precisa trabalhar para tê-lo, como um freelancer, por exemplo.
Renda ativa
Outro termo que merece distinção para entender como funciona a renda passiva é a renda ativa. Diferentemente do primeiro termo, esse capital é obtido por meio do trabalho, por isso podemos usar como exemplo comissões de vendas, bônus salarial e benefícios de transporte.
Tipos de renda passiva que você pode utilizar
Depois de entender um pouco mais sobre o tema, é preciso conhecer os tipos de renda passiva. De maneira geral, podemos dividir essas fontes de capital em duas categorias diferentes: renda passiva com capital e sem capital. A seguir, explicamos a definição de cada uma, além de exemplos.
Renda passiva com capital
Um dos grandes exemplos de renda passiva com capital são os investimentos, afinal, você aplica um dinheiro para usufruir dos lucros que ele irá dar.
A Nova Futura é um meio de você aproveitar a renda passiva. Isso porque, somos uma corretora independente e certificada no mercado financeiro, com diversos investimentos com rentabilidade, personalização e diversificação. Inclusive, somos tricampeões no Ranking Exame por conta da nossa carteira recomendada.
Renda passiva sem capital
Ao contrário da modalidade acima, a renda passiva sem capital é um tipo de rendimento em que você não precisa investir para começar a ganhar, como royalties, direitos de imagem e sociedade.
Faça o seu dinheiro render com a Nova Futura
Procurando por uma plataforma que te ajude a criar a sua renda passiva? Então, venha conhecer a Nova Futura. Somos uma corretora de investimentos dedicada a oferecer os meios ideais para você aplicar o seu patrimônio. Acesse e confira!
Deixe um comentário