Blog Nova Futura

Gerenciando energia para sucesso no Trading

ADMINISTRANDO SUA ENERGIA COMO UM TRADER

Se você morasse em um lugar onde o clima frio fosse predominante, pensaria em deixar suas janelas abertas no inverno? Se suas paredes tivessem rachaduras, você as vedaria? Acredito que, se o isolamento estivesse ausente, você o instalaria, correto?

Caso contrário, por que gastar dinheiro aquecendo sua casa se o calor simplesmente se dissiparia com o frio vindo do lado de fora? Do ponto de vista do consumo de energia, é ineficiente e caro.

Em um nível psicológico, a energia é um dos quatro componentes do bem-estar emocional. Os outros três são felicidade (ou alegria), contentamento (ou satisfação) e afeto.

Sem energia, é difícil desenvolver e sustentar emoções positivas. Isso ocorre porque grande parte do sentimento positivo é baseada no que fazemos com nossas vidas; restringimos o potencial da nossa experiência positiva quando os níveis de energia estão baixos, nos privando de uma postura proativa.

Buscando uma analogia com a nossa mente, podemos ser como a casa com correntes de ar e rachaduras nas janelas. Vazamos energia e perdemos eficiência. O que os pensamentos negativos podem representar? Um enorme vazamento de energia. A falta de condicionamento físico? Uma dieta pobre? Mais energia pela janela. Perfeccionismo extremo, nos martirizando, nos pressionando, mais energia perdida. 

As pessoas são produtivas quando estão concentradas em atividades que incluem formas de pensar e agir que dão energia. Quando passamos tempo significativo em atividades que nos privam dessa energia, pagamos um preço tão caro quanto aquela casa que vaza ar quente no inverno.

Pense em como você se prepara, como executa suas ordens nos mercados, como reflete sobre sua própria negociação. Você sente a energia positiva? Ou você esgota essa energia sem perceber? As atividades da sua vida fora dos mercados te energizam para o dia a dia nas operações? Operar realmente te energiza?

Ou será que você é uma bateria que lentamente perde sua carga, buscando reunir energia para agir, e sempre se perguntando "por que" seus esforços acabam frustrados, adiados pela procrastinação em rever o operacional, estudar os pontos fortes para serem repetidos e os fracos para serem aprimorados?

Muitas pessoas vivem suas vidas apenas fazendo o mínimo necessário para sobreviver, o que é muito triste. Sua postura em manter uma atividade de baixa energia não estimula a criação de mais energia, e assim elas permanecem presas em um estado de baixa energia. Por outro lado, existem aqueles que estão cheios de iniciativa.

Acontece de termos dias fatigantes de tanto trabalho, responsabilidades e compromissos, mas ir para a academia e executar um treino vigoroso renova minhas energias e alimenta minha mente de boas ideias.

Dificilmente preciso de bem-estar apesar de manter um ritmo que muitos considerariam frenético e com alto consumo de energia.

O importante é gastar energia fazendo as atividades adequadas que geram mais energia e sustentam o bem-estar.

Forte abraço e vamos em frente, sempre.

Alan Martins.