Você sabe que seu dinheiro pode render mais: o que falta para que suas economias cresçam de verdade?

Tempo de leitura: 3 min.

Aplicar bem o dinheiro é saber onde investir para conseguir o melhor resultado possível de acordo com os seus objetivos. Investir o seu dinheiro na poupança não é mais uma boa opção (tenho certeza que você já ouviu isso, não é?). Concentrar suas economias em uma única aplicação, seja ela qual for, irá fazer você perder rentabilidade e até mesmo o capital inicial.

A diversificação nivela riscos e rentabilidade dos investimentos. Isso significa que as táticas se complementam de maneira que você consiga a melhor relação possível entre risco e rentabilidade de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Para conquistar abundância financeira é necessário não deixar todos os ovos na mesma cesta. Construir uma carteira de investimentos completa é a melhor maneira de sair do comodismo e fazer seu dinheiro render de verdade. A participação concomitante em investimentos diversos, contudo, não é algo que deixe todos os poupadores confortáveis.

Por saber disso, iremos dar a você dicas para poder tirar do papel o sonho de ver seu dinheiro trabalhar por você.

1 – Perca o medo

Investir envolve riscos. No entanto, quando diversificamos, reduzimos consideravelmente o impacto no caso de uma aplicação não ter o desempenho esperado. Se você investir todo o seu capital em dólar (ou na Bolsa), poderá lucrar consideravelmente, mas também corre um sério risco de perder dinheiro no caso da desvalorização de um desses ativos.

Dividindo suas aplicações entre as de baixo risco (como Tesouro Direto, por exemplo) e as de alto risco (como as ações), você conseguirá uma boa rentabilidade com uma margem de risco segura.

2 – Considere o cenário econômico do país

Independentemente da situação econômica e política do país, qualquer hora é hora de investir. No entanto, períodos de crise podem exigir maior inteligência financeira do investidor. Conhecer as taxas de juros, a evolução do dólar e as previsões do Banco Central e dos economistas pode ajudar você a tomar as decisões mais sábias sobre onde investir seu dinheiro. Aqui na Nova Futura Investimentos você encontra análises econômicas diárias com nosso economista-chefe, premiado em carteiras recomendados, Pedro Paulo Silveira. Continue de olho em nosso blog.

3 – Alterne os prazos de resgate

Além da rentabilidade e do risco, a característica mais importante a ser analisada na hora de investir é a liquidez do produto. Aplique pelo menos metade do seu montante em investimentos de alta liquidez, aqueles que você pode resgatar com facilidade em caso de imprevistos.

Se você já tem uma reserva de emergências bem estabelecida, pode abrir mão da alta liquidez para conseguir uma rentabilidade maior. Entram nessa conta alguns títulos de emissão bancária, como CDBs pré-fixados, LCs, LCAs e LCIs.

 4 – Invista em Renda Fixa

Os títulos de Renda Fixa têm boa rentabilidade e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250 mil, o que faz desse tipo de investimento uma excelente opção para quem procura segurança. Mesmo que o seu perfil seja mais agressivo, é importante que você tenha certo aporte em uma aplicação segura para diminuir o abalo de possíveis perdas na renda variável.

5 – Invista em Renda Variável

Quando se aplica em ações, fundos de investimentos ou índices não há como saber previamente a rentabilidade que você terá. O preço dos ativos pode variar de acordo com diversos indicadores e comportamentos do mercado financeiro. Por outro lado, exatamente por trazer mais riscos, esse tipo de investimento costuma ser o que oferece maior margem de lucro. Se bem estudada, a renda variável pode ser uma ótima maneira de potencializar seus ganhos e criar patrimônio de longo prazo.

Agora você já sabe: distribuir seu dinheiro entre vários investimentos é a receita para obter os melhores ganhos com riscos controlados.

Ainda tem dúvidas? Na Nova Futura Investimentos você conta com serviços exclusivos e o melhor educacional do Brasil para te ajudar a tomar suas decisões de investimentos com base em critérios vencedores e carteiras recomendadas. Acesse nossa página sobre Ações e Recomendações e saiba mais.

Deixe um comentário