Blog Nova Futura

Você sabe o que é RDB? Confira! | Nova Futura

Written by Nova Futura | 20/10/2023 19:48:29

Sabemos que o universo dos investimentos pode apresentar uma série de dúvidas para quem deseja iniciar, mas ainda não tem ideia de como fazer. Por isso, preparamos este artigo com o intuito de apresentar o RDB, um método de investimento de renda fixa recomendado para investidores de baixo risco.

Você sabe o que significa RDB? A sigla é uma abreviação para Recibo de Depósito Bancário. Como diz o próprio nome, o conceito está diretamente relacionado à emissão de títulos originados de instituições financeiras, com o diferencial de acréscimo de juros no valor investido.

Entendendo o funcionamento do RDB

Com isso em mente, o que é depósito em RDB? O método de investimento em renda fixa consiste em uma maneira mais segura de aplicar o capital. Ao utilizar o RDB, algumas instituições financeiras oferecem uma vantagem ao investidor durante a negociação, gerando maior rentabilidade. Elas captam fundos normalmente destinados em forma de créditos para o cliente, como empréstimos e outros tipos de transações.

De forma mais prática, quando o investidor adquire um RDB, está realizando um empréstimo para a instituição financeira, convertido em retribuição monetária para ele posteriormente. Essa recompensa pode variar de acordo com o indicador do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), sem ser negociada antes do vencimento.

Essa modalidade de investimento costuma atrair a atenção de investidores de perfil conservador. Isso porque, nessa categoria de investimentos, é possível ter uma ideia de qual será a rentabilidade já no momento da aplicação. 

Vantagens do RDB

Esse tipo de investimento pode apresentar resultados positivos dependendo do valor do investimento e do prazo em que for realizado. Com isso, quanto mais for investido em um grande período, maior será o rendimento.

Maior possibilidade

Uma das grandes vantagens de utilizar o RDB como opção de investimento no mundo financeiro é que, nesse método de aplicação, os títulos não são limitados apenas às instituições financeiras. Algumas cooperativas de crédito e financiamento também atuam na categoria.

Valor mínimo

É importante lembrar que esse tipo de investimento requer um valor mínimo a ser aplicado, que pode variar conforme a instituição financeira. Porém, ainda é uma ótima alternativa para investidores iniciantes, que possuem capital reduzido ou querem apenas aplicar uma quantia mínima.

Em alguns casos, o valor gira em torno de R$ 1.000, e as instituições não cobram nenhuma taxa dos investidores. Porém, nessa categoria de aplicação, dois tributos obrigatórios são cobrados: o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Maior rendimento

O depósito em RDB pode ter um rendimento maior quando relacionado ao  adquirido na poupança, podendo ser alterado conforme a instituição financeira em que a contribuição do valor investido foi realizada.

Ele também pode variar de acordo com o valor que está sendo aplicado e o prazo do investimento, período escolhido pelo investidor, que pode equivaler a poucos meses ou até alguns anos.

Segurança ao investir

Este tipo de investimento é um dos mais seguros para investidores iniciantes que buscam segurança na hora de aplicar o capital. Afinal, é um método de aplicação que apresenta garantias por parte de algumas instituições.

O valor investido é assegurado pela entidade de preferência e pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), uma instituição financeira sem fins lucrativos que resguarda as aplicações financeiras de renda fixa caso a empresa escolhida chegue a declarar falência, algo raro de acontecer.

Outros tipos de investimentos

Como citado anteriormente, o RDB não é a única opção para quem deseja fazer  investimentos de renda fixa. Outra alternativa para quem deseja investir de forma segura é o CDB.

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) possui semelhança com o RDB, uma vez que os dois tipos de investimento permitem que o empréstimo seja realizado a uma instituição financeira privada, sem rendimentos negativos.

A diferença entre os dois tipos de investimento é que, enquanto o CDB permite que a pessoa colete os rendimentos a qualquer momento, o RDB requer o fim do prazo de vencimento para autorizar o resgate do valor.

Além de CDB e RDB, existem diversas formas de iniciar investimentos. Uma delas é o Tesouro Direto, um programa de emissão de títulos públicos federais para pessoas físicas. Portanto, é importante escolher a opção que mais se adequa a seu perfil para investir com rentabilidade e aumentar os ganhos.

Comece a investir

Agora que você já sabe o que é RDB e entendeu o funcionamento desse tipo de aplicação em renda fixa, que tal conhecer outros meios de investimento disponíveis no mercado financeiro? A Nova Futura tem diversas opções para impulsionar sua renda e organizar a sua saúde financeira.

Além disso, no nosso canal no YouTube, você confere diversos conteúdos sobre o universo financeiro e os investimentos em renda fixa ou variável. Inscreva-se para receber nossos conteúdos e ficar sempre atualizado sobre as mudanças no mercado.