Muitas pessoas querem saber quanto rende a poupança e se vale a pena aplicar dinheiro nesse modelo, considerado um dos primeiros contatos com o mundo dos investimentos. Se você está pensando em começar a aplicar, é importante conhecer as alternativas. Por isso, a seguir, veja qual é o rendimento da poupança e quais outras opções estão disponíveis.
Como a poupança funciona?
Antes de saber qual o rendimento da poupança, é preciso entender melhor como essa aplicação funciona. Trata-se de um modelo de investimento de renda fixa bastante simples, em que até menores de idade podem aplicar dinheiro. Atualmente, ela é mais utilizada para guardar dinheiro em vez de deixar a quantia na conta-corrente.
Para ter uma poupança, só é preciso manter uma conta em algum banco que ofereça essa opção. Além disso, trata-se de uma aplicação isenta de taxas, já que é proibido cobrar qualquer tipo de tarifa nessa categoria de investimento.
Outra característica da poupança é a alta liquidez diária, já que é possível resgatar qualquer valor mantido no fundo, a qualquer momento, fazendo quantos resgates desejar, além de pagamentos que saem diretamente na poupança.
Quanto rende a poupança?
Após conhecer algumas características da poupança, é possível entender o motivo dela ser um dos primeiros investimentos dos brasileiros. Entretanto, o rendimento da poupança pode não ser uma alternativa que vale tanto a pena caso seu objetivo seja obter um valor maior que o aplicado.
Afinal, quanto rende a poupança por mês? Ao longo dos anos, as regras de rendimento desse tipo de aplicação foram modificando-se. A poupança já chegou a oferecer 6% de juros ao ano, época quando era considerada um bom investimento. Porém, desde 2012, o retorno de quanto rende a poupança depende de regras relacionadas à taxa Selic.
- Quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, o rendimento mensal da poupança será de 0,5%, adicionando a variação da TR;
- Quando a taxa está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança mensal será proporcional a 70% da taxa Selic, somando a variação da TR.
Esse cálculo de rendimento da poupança vale para todas, não importando a instituição financeira que oferece esse tipo de investimento. Porém, quem possui uma poupança antes de 2012, continua recebendo rendimentos de 0,5% ao mês, como era antes da mudança.
Investimentos que rendem mais que a poupança
Agora que você já sabe quanto rende a poupança, é possível entender que ela pode não ser a alternativa mais rentável. Atualmente, existem opções de investimentos que oferecem baixo nível de riscos e rendimento maior que a poupança. Veja algumas dessas alternativas a seguir.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é uma opção que permite investimentos em aplicações a partir de R$ 30, com diferentes tipos de rentabilidade: prefixados (você sabe quanto vai receber no momento da compra), pós-fixados (você sabe quais são os critérios de remuneração, porém só descobrirá o valor ao final do vencimento) e híbridos (uma mistura dos dois modelos anteriores).
Também é possível encontrar títulos com variados prazos de vencimento. Por isso, você opta pela aplicação que melhor se alinha com seus objetivos. Por estarem diretamente ligados ao Tesouro Nacional, os títulos do Tesouro Direto oferecem um nível maior de segurança.
CDB
Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são outro exemplo de aplicação de renda fixa que rende mais do que a poupança. Tratam-se de títulos emitidos por instituições bancárias com a finalidade de captar recursos que financiem as atividades do setor. Eles funcionam como um “empréstimo” ao banco com uma remuneração em troca.
Também é possível encontrar títulos com diferentes tipos de rentabilidade, que oferecem mais do que 100% do CDI. Um diferencial dessa opção é a isenção do Imposto de Renda, além da cobertura do FGC.
Conheça os Fundos de Investimento da Nova Futura!
Após saber mais sobre quanto rende a poupança e quais opções podem ser mais rentáveis, aproveite para conhecer os Fundos de Investimento da Nova Futura para investir com mais segurança e praticidade. Aqui, você tem mais facilidade para fazer suas negociações, além de taxa zero para sair da poupança!
Deixe um comentário