Veja os melhores investimentos para cada perfil

Tempo de leitura: 4 min.

Não é possível apontar os melhores investimentos sem antes conhecer seu perfil e seus objetivos. Por isso, primeiro, é preciso entender seu nível de conhecimento sobre o mercado financeiro e analisar as opções disponíveis para ter certeza de quais categorias de aplicações se alinham melhor ao que você busca.

Perfil conservador

Geralmente, um perfil de investimento conservador caracteriza-se por oportunidades que priorizam a segurança com disponibilidade a ceder em relação à rentabilidade para minimizar os riscos. Sendo assim, mesmo que o retorno seja menor que outras aplicações disponíveis no mercado, é a opção que melhor atende a esse perfil.

Isso não significa que não dê para obter lucro nos melhores investimentos para perfil conservador. A principal diferença é em quanto tempo será possível ter acesso a esse rendimento e qual é a finalidade desse tipo de aplicação. 

Outra forte característica desse perfil é proteger o patrimônio e assegurar o futuro, como no caso de oportunidades de longo prazo, por exemplo. A seguir, veja alguns exemplos mais buscados de investimentos de perfil conservador.

Renda fixa

Os melhores fundos de investimentos de renda fixa caracterizam-se pela previsibilidade. Isso porque possuem percentuais fixados ou seguem indicadores financeiros, como a taxa Selic e o CDI. Portanto, é possível saber a rentabilidade já na compra do título.

É o caso do CDB, por exemplo, que funciona como um empréstimo que o investidor faz para uma instituição financeira e, em troca, recebe os rendimentos. Esse tipo de aplicação é protegida pelo Fundo Garantidor, por isso oferece mais segurança caso a empresa enfrente problemas administrativos.

Títulos públicos

Outra opção de melhores investimentos que costumam se alinhar com o perfil conservador de investimento são os títulos públicos, ativos de renda fixa expedidos pelo Tesouro Nacional. Também funcionam como um empréstimo, porém feito para o Governo arrecadar verba para financiar atividades próprias.

O investidor compra o título e, no vencimento, é possível receber os rendimentos acompanhados dos juros. Esse tipo de investimento é considerado uns dos mais seguros, já que está relacionado com a União. Portanto, apenas uma crise econômica de proporções históricas no país poderia prejudicar os investidores.

Perfil moderado

Se você já tem certo conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro e sente-se seguro para assumir alguns riscos com o objetivo de ter mais rendimento, talvez seu perfil seja moderado.

O investidor moderado busca mais diversificação da carteira. Geralmente, possui mais conhecimento de mercado e alguma experiência com investimentos, por isso costuma procurar oportunidades que podem ter rendimentos maiores, porém com um nível mais elevado de risco em comparação ao conservador.

Nesse caso, um caminho que costuma dar certo para o perfil moderado é balancear a carteira de investimentos entre renda fixa e outros ativos com a possibilidade de rendimento maior, porém sem oferecer a mesma segurança das oportunidades mencionadas anteriormente.

Ações

Para diversificar a carteira, é possível optar por investimentos de renda variável, como é o caso de algumas ações disponíveis no mercado financeiro. Investir em ações é como adquirir uma parcela do capital social de uma empresa. Dependendo do tipo de ação, você pode até ter direito a voto em determinadas decisões.

A rentabilidade das ações pode ser obtida por meio da distribuição de proventos ou da valorização do ativo. Portanto, é possível operar comprando e vendendo ações, conforme a valorização na Bolsa. Entretanto, é preciso ter conhecimento sobre o comportamento do mercado para entender qual é o melhor momento para atuar.

Renda fixa

Para manter uma parte da carteira em investimentos que oferecem mais segurança para esse perfil de investidor, é possível investir em oportunidades de renda fixa. Um exemplo disso é o Tesouro Selic, que possui rendimento pós-fixado e rende segundo a taxa Selic.

Fundos multimercado

Dependendo de qual seja a estratégia, os fundos multimercado podem combinar com os objetivos do investidor moderado. Isso porque oferecem a possibilidade de investir em variados produtos financeiros, que podem até mesclar renda fixa e variável.

Perfil arrojado

O perfil de investidor arrojado é caracterizado por ter bem mais experiência e conhecimento de mercado, sentindo que pode se arriscar mais nos investimentos em busca de retorno rápido e alto. 

Nesse caso, também pode ser mais interessante ter uma carteira variada. Isso porque o investidor arrojado não se abala por qualquer perda que possa ocorrer, já que está mais acostumado com a dinâmica de investimentos considerados de alto risco comparados a outros.

Renda variável

É possível observar que esse tipo de perfil investe em oportunidades de renda variável, apesar de manter uma pequena parcela em aplicações consideradas mais seguras também, como as de renda fixa. 

O investidor arrojado pode considerar que a melhor forma de investir dinheiro é estar atento à oscilação do mercado e operar de forma mais estratégica na compra e na venda de ações nos momentos que forem mais favoráveis. 

Dentro de renda variável, o investidor pode aplicar em ações de empresas, ETFs, fundos imobiliários, fundos de investimentos multimercado e de ações e caso queira investir no curto prazo, também existe a possibilidade de realizar aplicações em contratos futuros de índice e de dólar. 

Conheça a Carteira Recomendada da Nova Futura!

Após entender mais sobre cada perfil e ter uma ideia sobre quais podem ser os melhores investimentos para cada um, aproveite para saber qual deles combina com seus objetivos. Abra uma conta com a Nova Futura e conheça nossa Carteira Recomendada para investir com mais segurança!

Deixe um comentário