Os mercados, europeus fecharam mistas na quarta-feira (03). Os indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado. No Reino Unido, foram anunciados estímulos e o processo de vacinação no país continua gerando perspectivas positivas. O fator de atenção dos investidores continuam sendo os receios em torno do aumento da inflação. Frankfurt teve alta de 0,29%. Londres ganhou 0,93%. Milão, teve queda de 0,29% e Paris subiu 0,35%. Na península ibérica, Lisboa e Madri perderam 2,11% e 0,32% respectivamente.
Em Nova York, o pregão foi marcado pelo movimento de rotação, fazendo os investidores saírem de ações do setor de tecnologia e indo para companhias que podem se beneficiar com a possível reabertura pós-vacinação e com os estímulos fiscais, mas a questão em torno da elevação dos yields as treasuries continuaram no radar. O Dow Jones teve queda de 0,39%. O S&P 500 e o Nasdaq tiveram retração de 1,31% e 2,70% respectivamente.
No Brasil, o dia foi de forte volatilidade. O aumento das medidas de distanciamento social fez com que companhias cíclicas fossem afetadas ao longo do pregão. Os receios fiscais também contribuíram para o mau-humor do mercado, mas o compromisso dos líderes da câmara e senado em respeitar o teto de gastos mesmo em meio ao aumento no pagamento de auxílios limitou as perdas. O Ibovespa fechou com queda de 0,32% em 11.183,95 pontos.
Os mercados na Ásia fecharam majoritariamente em queda, seguindo os movimentos dos Estados Unidos juntamente com a alta das Treasuries. O Nikkei, teve queda de 2,13% e Seul se desvalorizou em 1,28%. Hong Kong e Taiwan tiveram queda de 2,15% e de 1,88% respectivamente, Na China Continental, O Xangai teve baixa de 2,05% e o Shenzhen recuou 2,90%.
No exterior, os mercados abrem em queda, com os investidores aguardando o pronunciamento de Jerome Powell.
No Brasil, o mercado ficará atento à tramitação da PEC emergencial que passará pela segunda votação após ter passado pelo primeiro turno com os destaques e emendas sendo rejeitadas. A proposta de PEC inclui medida medidas de contenção fiscal para controlar as despesas.
O Tesouro fará oferta de LTNs para os vencimentos 2022, 2023 e 2024; NTN-Fs para 2029 e 2031 e LFTs para 2022 e 2027.
BC oferta até 16.000 contratos de swap a partir das 11:30.
Na Europa, foram divulgados os números do PMI da construção da Alemanha e do Reino Unido, atingindo 41 e 53,3 pontos, nesta ordem. Na Zona do Euro, foi divulgado pela Eurostat, as vendas no varejo para janeiro e houve queda de 6,4% no ano e de 5,9% no mês devido as restrições realizadas durante o mês referenciado. A taxa de desemprego se manteve 8,1%.
Nos Estados Unidos, como ocorre toda quinta-feira, será divulgado os pedidos iniciais por seguro-desemprego com expectativa de 750 mil pedidos, ante 730 mil na semana imediatamente anterior. Também serão publicados os números da produtividade do setor não-agrícola, com previsão de queda de 4,7% e para o custo da mão-de-obra espera-se avanço de 6,6%. A encomenda à indústria de janeiro tem expectativa de alta 2,1%. Por fim, por volta das 14 horas, Jerome Powell fará seu pronunciamento.