Os investidores que desejam diversificar a carteira ou explorar além da renda fixa podem buscar alternativas como as small caps. Esses ativos podem ser uma opção interessante, já que têm se mostrado promissores no mercado financeiro. Neste artigo, veja como essas ações funcionam e de que modo começar a investir.
O que são small caps?
Geralmente, as ações small caps provêm de empresas com baixa capitalização de mercado em comparação com as demais listadas na Bolsa de Valores. Ou seja, são ativos com um valor menor, conhecidos por serem de segunda ou terceira linha. A classificação segue da seguinte forma:
- small caps: capitalização baixa;
- mid caps: valor intermediário na Bolsa;
- large caps: ações de maior valor de capitalização listadas na Bolsa.
Para classificar as ações de uma empresa como small caps, costuma-se considerar o valor de capitalização, soma do total de ações com preço unitário. Se o resultado for inferior a US$ 1 bilhão, a companhia pode ser considerada small cap.
Entretanto, o valor das ações pode mudar dependendo da movimentação do mercado, o que influencia diretamente a capitalização da empresa. Além disso, companhias recém-chegadas na Bolsa podem ter ações com valor mais baixo, porém valorizarem com o tempo.
Quais são as diferenças das ações de small caps?
Após entender o que é uma small cap, é possível saber que uma das características são as ações com o valor mais baixo. Porém, outra particularidade dessa categoria é ter menos liquidez, ou seja, é mais difícil vender as ações, pois há menos procura.
De modo geral, as empresas consideradas small caps têm receitas menores, já que não são grandes companhias. Contudo, essa não é uma regra: também é possível encontrar essa característica em empresas de maior porte que não possuem ações valorizadas na Bolsa.
Outro ponto que as difere das blue caps (empresas mais valorizadas na Bolsa) são os dividendos sobre o capital. Em muitos casos, as ações de empresas com baixa capitalização oferecem dividendos baixos ou não disponibiliza nada aos investidores. Isso pode ocorrer devido à reaplicação dos lucros na própria empresa com o objetivo de ter um crescimento mais agressivo.
Vantagens de investir nesse tipo de ações
Investir em uma carteira de small caps pode ser vantajoso no sentido de aproveitar a valorização das ações das companhias que ainda estão em desenvolvimento, mas apresentam potencial. Pode ser mais vantajoso investir em uma companhia pequena, que recebe investimento e tem um plano de ampliação.
É o caso de empresas que atuam em setores novos e não consolidados, porém são inovadoras e dão indícios de crescimento. Um exemplo disso é a Magazine Luiza, que começou como uma small cap e, hoje, possui uma alta valorização em ações na Bolsa.
Outra vantagem é que o valor das ações é mais baixo em comparação com empresas de maior capitalização, por isso é possível investir menos e adquirir mais papéis da mesma empresa.
Investir em uma empresa que se encaixa nessa categoria e está em desenvolvimento pode ser um bom negócio a longo prazo. Porém, para identificar essa oportunidade, é preciso estar atento ao mercado e ter o auxílio de especialistas, que podem orientá-lo sobre o assunto.
Como começar a investir em small caps
Agora que você já sabe mais sobre o que são small caps e deseja começar a investir, é possível optar por três meios diferentes: a compra de ações no pregão da B3, pelos fundos de índices ou pelos tradicionais Fundos de Investimentos. Entenda mais detalhes sobre cada opção abaixo.
Ações
Nesta opção, você pode abrir uma conta em uma corretora de investimentos e comprar ações de small caps diretamente no pregão da B3. Com o auxílio de especialistas, você analisa fatores, como o valor de cada ação, o potencial da empresa, entre outros.
EFT
Os Exchange Traded Funds, ou Fundos de Índices, reproduzem a carteira de índices, como Ibovespa, por exemplo. As cotas podem ser negociadas no pregão como se fossem ações. A vantagem dessa opção é que um fundo simboliza um conjunto de ações. Na compra direta, é necessário adquirir papel por papel.
Fundos
O investidor também pode optar pelos Fundos de Investimentos tradicionais, focados em small caps. É possível encontrar essa alternativa em uma corretora de investimentos, na qual um especialista indica as melhores small caps segundo seu perfil e seus objetivos.
Invista com a Nova Futura!
Na Nova Futura, você investe em ações small caps com mais praticidade e conta com um time de especialistas para tirar suas dúvidas, tendo todo o suporte que precisar. Abra sua conta conosco e aproveite nossas vantagens!
Deixe um comentário