O mercado financeiro ainda é um conceito abstrato para a maioria dos brasileiros, afinal, investir pode parecer complexo, já que envolve vários conceitos próprios. Porém, a realidade não é bem assim. Isso porque, uma vez que se compreende o assunto, fica mais simples começar a aplicar o seu patrimônio e ter renda passiva no seu bolso.
Mas, afinal, no que consiste o mercado financeiro brasileiro? Esse é o ambiente em que são realizadas as negociações (compra e venda) de ativos financeiros, como, por exemplo, a caderneta de poupança, o Tesouro Direto e até mesmo os investimentos de renda variável, como as ações da Bolsa de Valores (B3).
Assim, o mercado financeiro adota dois papéis de atuação: investidor e tomador. Enquanto o investidor é aquele que está disposto a “emprestar” dinheiro em troca do mesmo valor acrescido em juros, o tomador é quem precisa de capital e está disposto a pagar a taxa de “empréstimo”.
Para ter mais detalhes sobre como funciona o mercado financeiro na prática e quais os investimentos que você pode encontrar, continue lendo o conteúdo abaixo.
Até mesmo para investidores experientes, o funcionamento do mercado financeiro pode ser uma dúvida, afinal, há atualizações diárias que envolvem mudanças políticas e econômicas. Porém, pode-se dizer que esse é um ambiente que possibilita o fluxo de recursos financeiros.
Em outras palavras, é no mercado que investidores e tomadores se encontram e podem começar a fazer negócios. Mas é importante destacar que existem intermediários nessas ações, ou seja, as corretoras, como a Nova Futura.
O nosso papel é proporcionar um ambiente seguro para que as negociações ocorram sem empecilhos. Além de garantir que as promessas sejam cumpridas, sem falhas de comunicação.
Para entender esse ambiente é importante conhecer todos os seus vieses. Por isso, listamos os tipos de mercado financeiro, juntamente com as suas definições a seguir. Confira.
O mercado de capitais é aquele que envolve todo o universo de ações e títulos, além das corretoras da Bolsa de Valores. Ou seja, se estiver o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), você está investindo nesse tipo de mercado.
Agora, se você está procurando ganhar dinheiro com a troca de moedas, então a sua carteira estará atuando no mercado de câmbio. Hoje em dia, é possível trocar o real por várias moedas, além das mais tradicionais, como dólar e euro.
Outro tipo de mercado financeiro no qual você pode estar participando, mas não sabe, é o de crédito. Isso porque esse é um ambiente que engloba todos os tipos de crédito, como financiamentos e empréstimos, por exemplo.
O último tipo de mercado é o monetário, que consiste em um ambiente em que os empréstimos de curto prazo, ou seja, parcelamento no cartão de crédito, estão englobados.
Conhecer o mercado é o primeiro passo para aprender como investir no mercado financeiro, ou seja, também inclui conhecer as instituições que monitoram, fiscalizam e administram esse ambiente. Veja mais detalhes abaixo.
Como entrar no mercado financeiro? Uma das formas mais comuns é encontrar uma modalidade de investimento para começar a aplicar o seu patrimônio. Entre os tipos de ativos nos quais você pode investir estão os de renda fixa e variável. Veja mais detalhes a seguir.
Esse é um tipo de investimento em que a remuneração ou a forma de cálculo pode ser previamente obtida na hora da contratação do ativo, já que não está sujeito às mudanças do mercado. Isso quer dizer aplicações, como o Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário) e Fundos DI.
Ao contrário do grupo anterior, os ativos de renda variável oscilam com a mudança do mercado, por isso, não há como ter certeza da sua rentabilidade. Por exemplo, as ações, Fundo Imobiliário e entre outros, se enquadram nessa categorização.
Pronto para começar a investir? Se sim, não deixe de conferir o blog da Nova Futura e ficar atento às novidades do mercado financeiro, assim encontrando os melhores ativos para investir.