Ao revisar no dia seguinte e refletir sobre o que foi negociado no dia anterior, você está fazendo o mesmo que que faz nos mercados, está buscando padrões.
Desta vez, no entanto, você está procurando os seus padrões como trader. Sua busca por padrões envolve os aspectos comuns implícitos às suas melhores e piores negociações.
Podemos pensar nos ciclos de aprendizado como processos intencionais que transformam nossos melhores padrões, no que podemos chamar de nossas "melhores práticas", em hábitos.
Esses mesmos ciclos podem ser usados intencionalmente para interromper nossas piores práticas, para que não sejam ativadas automaticamente.
Exige um grande trabalho, mas é possível.
O desafio é que podemos adotar padrões de comportamento sem estar cientes deles. Isso ocorre em todas as áreas da vida, desde nosso humor (pensamentos negativos automáticos que nos levam à raiva ou depressão) até nossos relacionamentos (interpretação equivocada do que outra pessoa está dizendo, levando-o para o lado pessoal).
Tudo nasce de uma percepção.
Muitas vezes, os traders não têm muitos problemas como parece. Eles têm um único padrão que surge várias vezes em suas negociações. Se conseguirem identificar e mudar esse padrão, a melhoria no desempenho pode ser significativa e recompensadora.
Mas olha só...
Ainda menos reconhecidos são nossos padrões de solução. Implementamos padrões de comportamento positivo o tempo todo e, mesmo assim, nem sempre estamos conscientes do que estamos fazendo e como o estamos fazendo.
Se não conhecemos nossas "melhores práticas", seja no trabalho ou nos relacionamentos, não podemos aproveitá-las, torná-las e internalizá-las como partes mais consistentes de nós mesmos.
Uma maneira pela qual os diários de trading podem ser úteis é identificando os padrões que compõem nossas melhores e piores práticas.
Ao registrar nossas melhores e piores negociações a cada dia ou semana e, em seguida, analisá-las para entender o que o fez ter sucesso ou decepção, começaremos a ver padrões aflorando ao longo do tempo.
Eles podem ser padrões de contexto de mercado e tipos específicos de configurações do seu sistema, como também podem ser padrões pessoais, como nos preparamos para a operação, como a executamos, nossa própria mentalidade no momento da operação e por aí vai.
Ao manter esse diário, o importante é acompanhar o que estava acontecendo no mercado ¨e ¨ o que estava acontecendo com você no momento de sua melhor e pior negociação. Depois de dezenas de anotações no diário, você notará os mesmos temas se repetindo dia após dia, esses são os que revelam seus padrões.
Conhecer seus padrões não garante que você os mudará, mas é o primeiro passo na direção da mudança. Você não pode trabalhar consigo mesmo se não souber no que trabalhar.
Agir como seu "próprio patrão" significa saber onde estão seus pontos fortes e fracos, para que você possa aproveitar ao máximo quem você é, construir o que há de melhor dentro de você e minimizar seus pontos fracos.
Conheça a corretora de investimentos Nova Futura
Escolher uma corretora para investir é uma decisão importante. A Nova Futura é uma corretora brasileira com mais de 40 anos no mercado.
Nela é possível encontrar uma ampla estrutura tecnológica, com as melhores plataformas operacionais e rápido envio de ordens. Os preços competitivos, o atendimento sem fila e os diversos conteúdos educacionais são alguns de nossos diferenciais para auxiliar o trader nas tomadas de decisões.
Acesse o site novafutura.com.br e saiba mais.
Deixe um comentário