Blog Nova Futura

Carteira Recomendada Mensal: confira o relatório do mês de junho

Written by Nova Futura | 23/10/2023 12:45:01

A carteira recomendada Nova Futura registrou rentabilidade de 13,20% em maio, retomando o alpha perdido no mês anterior, de modo a superar o Ibovespa em 4,27%. Confira abaixo o nosso desempenho mês a mês:

O mês de maio foi marcado pelas expectativas em relação à recuperação da economia dos Estados Unidos, Europa e China. Considerando que houve desaceleração no aumento de infectados e reabertura dos negócios com flexibilização crescente dos países, o que dá oportunidade para a melhora de alguns setores da economia, mesmo que de forma modesta.

Todavia, a escalda do entrave entre Estados Unidos e China se intensificou ainda mais e, dessa vez, os europeus também se opuseram ao gigante asiático. Além das pressões do presidente Donald Trump contra Pequim em relação ao covid-19, as medidas tomadas pelo Partido Comunista Chinês (PCC) quanto à política de extradição em Hong Kong, afetaram a comunidade internacional, pelo fato da política tirar a liberdade da região. Além dos americanos, Reino Unido, França, Alemanha também se manifestaram contra as medidas do governo de Xi Jimping.

No Brasil

No âmbito nacional, a temporada de balanços foi relativamente positiva. Mesmo com o resultado negativo de algumas companhias, por conta da queda na renda da economia brasileira e global, os resultados de empresas importantes foram vistos como positivos e acima do esperado. Todavia, a questão política trouxe volatilidade para o mercado.

O mercado olhou menos para questão política, de olho na recuperação das economias desenvolvidas, mas o fator político também foi variável importante em muitos pregões. Houve certa preocupação em relação à reunião ministerial do dia 22 de abril, mas o vídeo não mostrou nada que pudesse culminar em um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, surgiram novos capítulos da novela que envolve os três poderes, com o juiz Celso de Mello abrindo o inquérito das Fake News contra empresários, políticos e personalidades da internet apoiadores do governo o que gerou repercussão na sociedade civil e no governo. Para coroar a instabilidade política, o último dia do temido mês de maio terminou em um dia de protestos a favor e contra o governo, a evidenciar o aumento da polarização no país.

Para junho, ainda enxergamos um cenário desafiador, que demanda certa cautela na alocação. De positivo, vemos a expectativa dos agentes em relação ao mercado externo, com a gradual reabertura da economia brasileira em alguns estados. Dando destaque para São Paulo, fazendo com que os agentes continuem com expectativas positivas em relação aos ativos da bolsa brasileira.

Crescimento e valor

Refletindo o equilíbrio entre a possível retomada econômica advinda da abertura de importantes estados, do risco político que pode se intensificar e da retomada do exterior, alocamos parte da carteira entre ações de crescimento e valor.

Aumentamos nossa posição em empresas destinadas a aproveitar uma alta do dólar e recuperação internacional e, ao mesmo tempo mantivemos empresas de varejo que tendem a aumentar sua participação de mercado, graças às suas estratégias de ecommerce.

Um fator que se intensificou ao longo do mês que também contribuiu para nossa estratégia, foi o conflito político no exterior entre China e Estados Unidos. A intensificação das tensões entre os dois países pode abrir oportunidade para empresas relacionadas ao setor logístico e agrícola, uma vez que a China pode responder às sanções americanas deixando de importar carnes e sojas dos EUA.  

O setor imobiliário também se mostra como uma oportunidade de ganhos para o mês, uma vez que a queda nos preços dos imóveis ocasionados pela crise, pode despertar a atenção de muitos compradores que possuem caixa, para verem boas oportunidades de negócios no setor.

A retirada de posição do setor bancário se deve, principalmente às possíveis medidas governamentais em relação ao aumento da participação social dos bancos e, a proibição da distribuição de dividendos.

As empresas acrescentadas à carteira mensal de junho, deixa a estratégia um pouco mais agressiva em relação ao mês de maio. No entanto, há equilíbrio em relação às oportunidades de ganhos advindos do Brasil e do exterior.

Quer investir na carteira recomendada mensal? Abra sua conta gratuitamente na Nova Futura clicando aqui!

Clique aqui e saiba também como investir na Carteira Recomendada Mensal em um vídeo exclusivo.