Procurando pelo melhor investimento de renda fixa? Saiba o que considerar

Tempo de leitura: 4 min.

Para quem está em busca de previsibilidade em sua carteira de investimentos, encontrar o melhor investimento de renda fixa é o principal objetivo. Afinal, esse é um grupo de ativos em que o retorno pode ser fixado em percentuais mensais ou seguindo alguns dos indicadores financeiros, como a taxa Selic, IPCA e CDI.

“Mas, afinal, o que são investimentos de renda fixa?”. Antes de prosseguirmos com o tema, é importante sanar essa dúvida, que é a de muitos brasileiros. Podemos definir esse tipo de aplicação como uma modalidade de ativos em que a rentabilidade é previamente definida no momento da contratação.

Por isso, muitos procuram encontrar o melhor investimento de renda fixa para começarem a aplicar. Afinal, ao contrário das ações, ativos de renda variável, o risco é menor, e já é possível fazer uma previsão de ganhos.

A seguir, explicaremos alguns pontos importantes para você encontrar um investimento em renda fixa que seja ideal para o seu bolso e já começar a investir. Continue lendo e aprenda mais sobre esse tema.

Quais os principais investimentos de renda fixa?

Quando falamos em encontrar o melhor investimento de renda fixa, a resposta pode  variar, afinal, essa é uma perspectiva que depende da visão de cada pessoa. Por isso, antes de começar a aplicar, procure entender qual o seu perfil de investidor para que possa ter resultados que condizem com a sua expectativa.

Caso já tenha feito esse primeiro passo, continue lendo o conteúdo abaixo. Separamos os principais investimentos de renda fixa para que você possa decidir qual é o melhor para você. Confira.

Tesouro Direto

Se você está querendo sair da caderneta de poupança, mas sem deixar de lado a segurança, o Tesouro Direto é uma opção interessante. Isso porque esse é um título público emitido pelo Tesouro Nacional quando o país precisa quitar as suas dívidas.

Assim, se você está procurando o melhor investimento de renda fixa a curto prazo, essa é uma opção interessante. Afinal, a sua liquidez é alta, já que não corre o risco de não encontrar compradores.

Além disso, vale lembrar que você encontra várias modalidades com indicadores de referência diferentes para diversificar a sua carteira, como o Tesouro IPCA+ ou Tesouro Selic, que tem como base a taxa básica de juros brasileira.

CDB

Outro tipo de investimento que você pode colocar na sua lista para decidir qual o melhor investimento em renda fixa atualmente é o CDB. Também conhecido como Certificado de Depósito Bancário, esse é um dos papéis mais usados pelos investidores com perfis mais conservadores.

Isso se deve principalmente porque, na teoria, você está emprestando dinheiro aos bancos ao comprar ativos CDB. Assim, com esse capital, a instituição financeira consegue oferecer os empréstimos e financiamentos, por exemplo.

O que chama ainda mais a atenção para esse ativo é que ele é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores até R$ 250 mil. Ou seja, caso o banco tenha problemas administrativos, você estará assegurado e não será prejudicado.

Fundo DI

Como um dos investimentos que seguem a taxa básica de juros, o fundo DI é um grupo de aplicações no qual você é capaz de prever a rentabilidade. Além disso, esse é um tipo de ativo ideal para quem está buscando uma reserva de emergência, já que a liquidez é diária.

Por isso, se estiver buscando o melhor fundo de investimento em renda fixa, esse é um ativo que vale a pena estudar para incluir na sua carteira, principalmente se estiver procurando aplicações de longo prazo.

LCI e LCA

Tanto a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) quanto a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são opções de ativos para começar a investir em renda fixa. Semelhantes ao CDB, esses são títulos emitidos por instituições financeiras, mas restritos a segmentos diferentes.

Inclusive, o que pode chamar a atenção e levar muitos a considerar um dos melhores investimentos de renda fixa é a cobertura do FGC, que dá mais segurança aos investidores.

CRI e CRA

Mesmo que sejam opções mais complexas, na hora de decidir pelo melhor investimento de renda fixa vale entender o que são os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA).

Como um papel criado a fim de suprir as necessidades desses dois setores da economia, esse é um tipo de investimento no qual você ganha a partir da incidência dos juros. Porém, ao contrário de outras aplicações, esses certificados não possuem a segurança do FGC, mas você fica isento das tributações à Receita Federal.

Como funciona a rentabilidade dos ativos de renda fixa?

Conhecer os tipos de investimentos de renda fixa é um dos passos para decidir qual o melhor para incluir na sua carteira, assim como conhecer a sua incidência. A seguir, listamos as remunerações que você encontra nesse grupo de ativos. Veja.

  • Prefixados: são investimentos em que, no momento da contratação, os juros são fixados, o que ajuda o investidor a entender quanto será o rendimento;
  • Pós-fixados: os ativos são atrelados a algum tipo de indicador de referência, como a taxa Selic ou o CDI. Assim, o investidor sabe previamente qual índice acompanhar;
  • Híbridos: mesclando as características dos investimentos pré e pós-fixados, os papéis são híbridos, ou seja, uma parte do rendimento está atrelado a um indicador e outro a juros.

Assim, quando for decidir qual o melhor investimento de renda fixa de longo prazo, por exemplo, fique atento a essas características que são determinantes para que possa encontrar aquele que seja compatível ao que procura.

Invista o seu patrimônio com quem conhece o mercado

Agora que já conhece as características desses papéis, o próximo passo é entender qual a melhor corretora para investir em renda fixa para que possa aplicar com segurança. Para isso, acesse o nosso site e conheça uma corretora independente e certificada, como a Nova Futura.

Deixe um comentário