Payroll, um dos principais indicadores de conjuntura econômica do mundo

Tempo de leitura: 4 min.

Considerando que os Estados Unidos possuem grande influência por todo o mundo, os dados referentes à conjuntura econômica do país, dizem muito sobre o que está acontecendo com a economia do restante do planeta. Sendo assim, uma queda no PIB (Produto Interno Bruto), significa menor possibilidade de negócios externos, fazendo com que parte das exportações dos demais países caiam.

Assim, o Payroll também abala fortemente os mercados, pois evidencia possíveis fragilidades ou boa atividade da economia americana a depender de seu resultado. Todavia, é preciso entender o significado do relatório e como realizar sua leitura.

O que é:

Primeiramente, o Payroll é um relatório divulgado toda primeira sexta-feira do mês nos Estados Unidos, cuja tradução em português é folha de pagamento. Assim, ele se refere às folhas de pagamento do país com exceção do setor agrícola (setor primário), ONGs e empregados domésticos. Desse modo, abrange 80% da economia americana. O relatório é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), em português: Secretaria de Estatísticas Trabalhistas.

Juntamente ao payroll, a instituição divulga outros indicadores complementares, também relacionados ao mercado de trabalho. Sendo eles a taxa de desemprego, média de horas trabalhadas, variação do salário médio anual, variação do ganho mensal, payroll do setor privado e payroll do setor manufaturado.

Vale lembrar que o payroll é o dado mais abrangente, dando uma boa noção da quantidade de mão de obra absorvida ou expelida pelo mercado de trabalho americano.

Impactos econômicos:

Como o relatório se trata de uma das principais medidas referentes ao mercado de trabalho e, por sua vez, evidencia os níveis de desemprego, ele representa um forte indício de como a economia americana está operando.

Dados positivos, geralmente, são evidências de uma economia saudável. Com o aumento da renda, há maior possibilidades de consumo, uma variável muito importante para economia americana. O que gera aumento pela demanda por bens e serviços, fazendo empresas produzirem mais, aumentando a produção e a renda da economia, isto é, o PIB.

Em contrapartida, níveis ruins mostram retração econômica e empregos destruídos, ocasionando queda na renda das famílias e desestímulo para economia, o que geralmente ocorre em momentos de crise.

Níveis de pessoas empregadas:

Certamente o indicador é um forte direcionador da política monetária. Tendo em vista que o nível de atividade, o banco central usar o dado como uma das premissas para elevar ou diminuir a taxa de juros, sendo que níveis acima do esperado podem resultar na elevação da taxa de juros e, aquém do esperado, como redução da taxa de juros, uma vez que mostra diminuição da atividade da economia.

Dessa forma, outro fator que pode ser evidenciando com o payroll e os demais dados de desemprego é a inflação. Pois com o aumento no desemprego, também pode ocorrer queda, até mesmo nas expectativas.

No entanto, em momentos de estagflação (quando há desemprego elevado e altos níveis de inflação), como ocorreu em 1973 e 1979 com os choques do petróleo, os bancos centrais tendem a tomar outras medidas. Assim, em vez de baixar os juros, busca elevá-la. Tal política, durante o período, ficou conhecida como contrachoque de Volker, pelo fato do diretor do FED na época ser o economista Paul Volker.

A leitura:

A leitura é relativamente simples. Como foi mencionado nos impactos econômicos do relatório no tópico acima, é considerado as expectativas em relação ao relatório, isto é, as projeções do mercado.

Quando o indicador apresenta números mais elevados que anterior, mostra um crescimento da economia americana. No entanto, se ficar abaixo das expectativas, mostra que ainda não existem sinais claros de recuperação.

Caso contrário, mesmo que o indicador observado seja inferior ao registrado no período anterior, mas superando as expectativas do mercado, pode indicar que economia está se aquecendo e avançando contra as adversidades do mercado.

Payroll e mercados financeiros:

Quando os dados do payroll são abaixo do esperado, geralmente, a sinalização gerada para os mercados é de que a economia americana está operando abaixo de seu potencial ou está passando por crise, fazendo com que a as bolsas caiam.

Como é possível ver no gráfico abaixo, o S&P 500 segue a mesma tendência do payroll ao longo do tempo, como expresso no gráfico abaixo:

No entanto, atualmente, os dados de desemprego ou dados precedentes como o Initial Jobless Claims (Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego), vem mostrando um comportamento adverso durante a crise atual do covid-19.

Pelo fato da economia do país precisar de estímulos e haver embates dentro do governo dos Estados Unidos entre republicanos e democratas, dados ruins pressionaram os formuladores de política e o senado americano para que medidas de estímulos da economia, trazendo amortecimento dos impactos da crise na economia.

Como foi evidenciado no tópico do impacto na economia, dados do mercado de trabalho também direcionam as decisões dos banqueiros centrais nos Estados Unidos, caso recebam um sinal de que a economia está operando abaixo do esperado levando a uma expectativa de corte nas taxas de juros americanas e, com isso, os investidores buscam títulos mais seguros, isto é, títulos públicos Estados Unidos, os FED Funds.

Assim, é possível ver que o porquê o payroll é um dado tão importante e gera tanta expectativa nos mercados financeiros de todo mundo.

Ainda não investe com a Nova Futura? Então, clique aqui e abra sua conta gratuitamente!

Deixe um comentário