A pandemia causada pelo covid-19, resultou no colapso das economias de quase todos os países no segundo trimestre de 2020. De acordo com dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre quase 30 países divulgados, a queda é de 3% a 20%. Resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do período. A queda média foi de 9,5%.
Esse cenário mundial, afetou o primeiro trimestre de forma mais forte na China em relação aos demais países. Todavia, o segundo tri foi de recuperação para o país asiático. Considerando que houve controle da doença, estímulos fiscais e monetários para sustentar a atividade econômica.
Como os países tinham boa parte de seus insumos para produção oriundos da China, e alguns demoraram para responder aos efeitos do covid-19, a queda foi mais profunda. Além disso vale ressaltar questões internas de cada país como o mercado de trabalho, por exemplo. Quanto mais flexível é o mercado de trabalho, mais rápido ele responde à queda na atividade econômica, gerando aumento no desemprego e, por consequência no consumo.
Dessa forma, o país se tornou uma exceção. Em comparação com o trimestre anterior, cresceu 11,5% no mesmo período (ante 3,2% ao ano). Entre as economias selecionadas pela OCDE, os países asiáticos experimentaram a maior queda no primeiro trimestre, de 10%.
Por isso, no infográfico dessa semana, trouxemos dados sobre a variação do PIB dos principais países no segundo trimestre de 2020, confira clicando aqui.
Por fim, ainda não abriu sua conta na Nova Futura? Clique aqui e abra sua conta gratuitamente!