Olá, Investidor! Neste primeiro de abril, dia da mentira, fizemos esse texto para mostrar quais são os 5 maiores mentirosos do mercado financeiro.
Em quinto lugar com uma fraude de US $ 292 milhões está Hassan Nemaze.
Americano, filho de Iraniano, preso em agosto de 2009 por fraude financeira e sentenciado a 12 anos de prisão.
Entre 1998 e 2009 contratou US$ 292 milhões de dólares em empréstimos com os maiores Bancos Americanos, dinheiro que foi utilizado para um esquema de *Ponzi.
*Ponzi é uma pirâmide financeira que envolve promessa de pegamento de altos rendimentos, onde o dinheiro para pagar quem está saindo é os dos novos investidores. Esse esquema foi batizado com esse nome graças a Charles Ponzi, também famoso golpista dos anos 20.
Na época o caso obteve muita repercussão porque Nemaze era um grande doador do partido dos Democratas, declarando se culpado por comprar imóveis, doar para instituições de caridade e repassá-los para campanhas políticas.
No quarto lugar está John Rusnak com uma ocultação de prejuízo de US$ 691 milhões.
Isso mesmo, ocultação de prejuízos, esse foi o motivo pelo qual John Rusnak foi condenado a 7 anos de prisão e multa de US $1 milhão.
Em 1993 ele foi contratado como operador de câmbio do Allfirst Bank para gerar lucro em operações de *Hedge.
*Hedge é uma operação financeira de proteção, ela consiste em assumir uma posição comprada ou vendida em um derivativo (Contratos Futuros, Opções, Termo) ou investimento, visando minimizar ou eliminar o risco de outros ativos como: commodities. moedas. ações.
Uma de suas apostas era a recuperação do Iene contra o preço do dólar, após o estouro da bolha japonesa.
Ele estava tão otimista com esse resultado que não deixou garantias para essas operações, porém após uma série de mudanças políticas na Ásia e uma consequente crise, o preço do Iene despencou, aumentando seus prejuízos.
John Rusnak utilizou os mecanismos falhos da instituição para postergar o pagamento desse prejuízo, que aumentava cada vez mais, utilizando falsas garantias.
Quando a Instituição solicitou que ele liberasse parte dessa operação, o castelo de cartas desmontou.
O “88888” lugar vai para Nick Leeson, homem que sozinho foi capaz de quebrar uma instituição Financeira Inglesa.
Espere um pouco, já vamos explicar por que 88888.
Em 1992 ele foi contratado pelo Banco de Investimentos Barings como operador de mercados futuros na Bolsa de Singapura. Lee obteve sucesso em suas primeiras operações especulativas, gerando ganhos de 10 milhões de libras para a instituição, porém quando começou a ter prejuízo nos seus Trades ele começou a escondê-los em uma conta erro da instituição, a 88888.
Lee ocupava o cargo de operador-chefe e operador comum, o que facilitou a fraude e ocultação.
Em 1994 o prejuízo da conta 88888 era de 208 milhões de libras e em 1995 ele fez uma última aposta na alta do mercado japonês. No dia seguinte um terremoto atingiu a cidade de Kobe, derrubando os mercados asiáticos e Lee.
No dia 26 de fevereiro de 1995 o Barrings declarou falência. Lee foi preso na Alemanha, extraditado para Singapura e condenado a seis anos de prisão.
A medalha de prata ficou com o Frances Jerome Kervil,responsável por um prejuízo de 4,9 bilhões de Euros nos cofres do Société Générale.
Kervil era um operador com longa carreira na instituição financeira francesa.
Foi acusado de realizar operações não autorizados entre 2006 e 2007.
Ele foi preso ao cruzar a fronteira da França com a Itália e condenado a três anos de prisão.
Talvez o nosso grande campeão seja o caso mais icônico de Fraude Financeira do mundo.
A História de Bernard Madoff já foi retratada em filmes, documentários e livros. Sendo ele o responsável pela maior Fraude de pirâmide de toda história.
Condenado a 150 anos de prisão por um esquema onde investidores perderam na época US $ 20 bilhões.
Para quem quiser saber mais sobre essa história, aconselhamos o ótimo filme, O Mago das Mentiras, onde Madoff é vivido por Robert De Niro.
Não inclusos na lista, vale a menção a dois casos muito famosos:
O Homem que quebrou a Bolsa, assim ficou conhecido Naji Nahas.
Nahas tomava recursos emprestado em Bancos e aplicava na Bolsa de Valores, fazendo negócios com ele mesmo, através de laranjas, inflando as cotações dos ativos e manipulando o mercado.
Após os Bancos interromperem os empréstimos concedidos a Nahas a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro não se recuperou.
Em 2008 ele foi preso na operação Satiagraha da polícia federal, acusado de por crimes de corrupção e Lavagem de Dinheiro.
O Lobo de Wall Street. Jordan Belfort ficou conhecido após ser interpretado por Leonardo DiCaprio, em um filme de Martins Scorsese.
Na década de 90 ele fundou a Stratton Oakmont, onde ganhou milhões de dólares vendendo ações de baixo valor de mercado (Penny Stocks) e realizando IPOs de pequenas empresas.
Em 2003 ele foi acusado de lavagem de dinheiro e fraude, recebendo pena de 4 anos após fazer um acordo com o FBI.
Todos esses casos contados acima serviram de lição para o mercado financeiro e para os investidores.
Após muitos deles, os Órgãos Reguladores criaram medidas de proteção, novas regras para instituições financeiras, maiores controles nas solicitação de garantias e punições mais pesadas.
Vale lembrar que a Nova Futura é uma Instituição de 37 anos de História, possuindo todos os selos de certificação da B3, CVM, ANBIMA e Banco Central.
Caso queira nos conhecer, abra sua conta gratuitamente clicando aqui.