Como uma modalidade alternativa de investimento, as opções binárias fogem um pouco da lógica de compra e venda de ativos, como acontece com as negociações de ações na B3 e as aplicações em CDB (Certificado de Depósito Bancário). Isso porque os investidores lucram com a especulação da alta ou da baixa de um determinado ativo.
Mesmo que, no âmbito internacional, essa seja uma modalidade explorada, no Brasil, ainda há dúvidas sobre o que são opções binárias e quais são as vantagens de aplicar patrimônio nesse tipo de investimento.
Enquadradas no grupo de investimentos de renda variável, as opções binárias são realizadas por investidores com perfis moderados e arrojados. Isso porque, mesmo que as chances de rentabilidade sejam altas, o risco é equivalente. A seguir, entenda mais sobre o tema.
Conhecidas como alternativas digitais e de retorno fixo, as opções binárias não são definidas pela negociação de ativos, mas por acordos, nos quais investidores preveem oscilações de certos ativos e aplicam patrimônio. Assim, se a especulação se refletir no comportamento de uma moeda ou de uma ação, há ganhos.
Esse é um tipo de investimento de curto prazo com base em especulações do comportamento do mercado. Isso quer dizer que é possível operar em poucos segundos ou minutos, independentemente da variação do preço do ativo, desde que seja uma alta ou uma queda do valor. Os ativos podem ser:
O primeiro passo sobre como entender opções binárias é saber que esse mercado não está envolvido com as alternativas. Essa negociação é realizada com a intermediação entre compradores e vendedores por meio de uma corretora.
Assim, o investidor só possui duas opções de especulação: higher e lower — valorização e desvalorização, respectivamente. Dessa forma, caso um desses cenários se concretize no período estipulado, o ganho será remunerado.
Para começar a entender como ganhar dinheiro com opções binárias, é necessário conhecer os diferentes formatos em que é possível ter rendimentos. Além da modalidade “tudo ou nada”, ganho somente com a valorização e a desvalorização de um ativo, há outros tipos, como:
Mesmo que conhecer esses formatos seja importante para identificar o melhor indicador para opções binárias, existem outros elementos que auxiliam na operação. Veja abaixo.
Operar com opções binárias parte do pressuposto que existem três pontos essenciais: o ativo que será especulado, o tempo em que a operação será realizada, e a direção do valor — alta e baixa.
Para determinar a melhor direção, a análise probabilística de opções binárias é essencial. Isso porque, ao entender o comportamento do ativo, é possível especular a oscilação do mercado.
A rentabilidade do mercado de opções binárias se dá pelo acerto da especulação do ativo. Em cada operação, é posto um valor fixo de ganhos, por isso não importa quanto seja o crescimento do índice, a remuneração não muda, o que dá um certo grau de previsibilidade à operação.
Os prazos dessas operações costumam durar até 60 minutos, porém essa é uma característica que muda de uma transação para outra. Por isso, é possível encontrar investidores com experiências em negociações que duraram segundos e até minutos.
É possível viver de opções binárias. Porém, antes de decidir se essa é uma modalidade de investimento, é preciso levar em conta o seu conhecimento sobre o mercado e até o seu perfil de investidor.
Esse é um mercado de risco. Então, as chances de ganhos e perdas são altas, o que exige um conhecimento mais aprofundado sobre o comportamento dos ativos e as ferramentas de análise, como o candlestick.
Assim como as opções binárias são alternativas interessantes para ter alta rentabilidade com investimentos, existem outras modalidades para diversificar a sua carteira de ativos. Acesse o nosso blog e veja como a Nova Futura pode te ajudar a entender mais sobre esse universo.