O Tesouro Prefixado é um método de investimento em Renda Fixa, garantido pelo Governo Federal por meio de títulos públicos, emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nessa categoria, o investidor sabe o valor da rentabilidade no ato da aplicação.
Neste artigo, você confere mais informações sobre o que é Tesouro Prefixado, como investir e quais são os benefícios de aplicar dinheiro por meio desta categoria.
Antes de entender do que se trata o Tesouro Prefixado, você sabe o que são títulos públicos? Considere que eles consistem em títulos de dívida pública, emitidos pelo Governo Federal com o intuito de acumular fundos de financiamento para práticas governamentais.
Com o objetivo de gerenciar as contas públicas no país, a Secretaria do Tesouro Nacional administra o controle e a emissão desses títulos. Esse processo é realizado por meio do Tesouro Direto, o programa da secretaria que regula o consumo e a venda dos títulos públicos.
Como visto anteriormente, os títulos prefixados permitem que o investidor saiba o valor da rentabilidade no momento da compra. Atualmente, eles podem ser divididos em duas categorias: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com juros semestrais.
Também conhecido como LTN (Letra do Tesouro Nacional), o Tesouro Direto Prefixado permite que a rentabilidade seja resgatada pelo investidor apenas na data do vencimento do título. Nessa modalidade, se desejar vender o título antes do prazo, o investidor recebe do Tesouro Nacional apenas o valor de mercado.
O Tesouro Prefixado com juros semestrais permite que o investidor resgate o valor do rendimento antes da data de vencimento do título. Além disso, ele recebe o pagamento de juros semestrais, enquanto o valor principal permanece investido.
A aplicação em Tesouro Prefixado pode ser realizada por meio do site do Tesouro Direto, em que é possível ficar por dentro do histórico de rendimentos e realizar simulações de investimentos. Outra opção é fazer a aplicação por plataformas para investidores, disponibilizadas por instituições financeiras.
O valor mínimo do investimento em Tesouro Prefixado é de R$ 30, o que configura a modalidade como uma opção acessível a médio e longo prazo, dependendo da data do vencimento do título. Lembrando que o rendimento varia conforme a quantidade de capital aplicado.
Ao acessar a plataforma do Tesouro Direto, o investidor tem acesso aos títulos disponíveis para a compra, já com os indicadores da rentabilidade anual, o valor de investimento mínimo, o preço unitário e a data de vencimento do título. Assim, o pode escolher a opção que mais se adequa ao perfil.
Além de saber como funciona o Tesouro Prefixado, existem outras opções de títulos que permitem que o investidor resgate os rendimentos antes do vencimento. Eles são chamados de títulos pós-fixados ou híbridos.
Diferentemente dos títulos prefixados, os pós-fixados não permitem que o investidor saiba o valor do rendimento no momento da compra. Além disso, o valor está ligado a algum indexador da economia, como o IPCA ou a Taxa Selic.
Já os títulos públicos híbridos, além de estarem atrelados a esses indexadores, assim como os pós-fixados, possuem o diferencial de permitir que o investidor receba parte do rendimento no ato da compra, enquanto o restante é entregue no vencimento, com as taxas de juros aplicadas.
O Tesouro IPCA é um título de categoria híbrida, isto é, o investidor recebe uma parte do retorno prefixado no ato da compra e outra no vencimento. A diferença entre Tesouro Prefixado e IPCA é que, além das duas datas de resgate do rendimento, a taxa do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é aplicada sobre o valor.
Assim como o Tesouro Prefixado, essa modalidade possui a opção do Tesouro IPCA com juros semestrais, permitindo que o investidor receba o pagamento de um acréscimo de juros, chamado de cupom, a cada seis meses. A data desse pagamento pode variar conforme a validade do título comprado.
Nessa modalidade, o valor aplicado é acompanhado pela Taxa Selic. Isso significa que, se a taxa permanecer em 3,0% no dia em que o investidor fizer a aplicação, esta porcentagem será atribuída ao valor do capital investido, por exemplo.
Agora que você já sabe sobre o Tesouro Prefixado, as vantagens e a maneira de aplicar nessa categoria de investimento em Renda Fixa, aproveite para conhecer sobre o mercado financeiro a partir de nossos conteúdos exclusivos aqui, no blog.
Além disso, não deixe de acompanhar outras novidades se inscrevendo no nosso canal no YouTube, onde você encontra conteúdos exclusivos e variados sobre o mercado financeiro, as modalidades de investimento em renda fixa e variável, entre outros.