O efeito manada ocorre quando uma grande quantidade de pessoas decide seguir em uma direção devido a algum acontecimento que as fez acreditar que esse era o melhor caminho.
Isso acontece pelo medo de “ficar para trás” e comportar-se de modo diferente da maioria dos indivíduos, visto que o ser humano tende a agir conforme o cenário ao redor, e isso pode influenciar a tomada de decisão.
Esse efeito acontece com certa frequência no mundo dos investimentos e pode movimentar o mercado financeiro, principalmente no caso de quem está começando agora e ainda não sabe muito bem onde ou como investir.
Apesar dessa regularidade, o fenômeno pode ter impactos negativos, tanto para os investimentos, quanto para o mercado financeiro, de modo geral. Para entender melhor o assunto, veja o que é efeito manada e como evitar que isso afete negativamente as aplicações a seguir.
O efeito manada na psicologia social é comparado com o comportamento de fuga dos animais, que agem em conjunto em situações que os ameaçam. O mesmo ocorre com as pessoas, que tendem a espelhar as ações de outros indivíduos ao redor.
Agora, você sabe o que significa efeito manada no universo dos investimentos? Trata-se de um comportamento, por parte dos investidores, que pode ser desencadeado devido a alguma informação ou acontecimento que impacta o mercado financeiro.
Portanto, sempre que uma personalidade do meio dá alguma declaração impactante, uma empresa demonstra sinais de estar indo mal ou ocorra qualquer outro evento semelhante, afetando os investimentos, pode gerar um efeito manada no mercado financeiro.
O efeito manada na Bolsa de Valores pode desencadear a queda do preço das ações de determinadas empresas. Isso acontece principalmente quando surgem notícias negativas sobre a companhia, como boatos de que ela pode estar indo à falência, por exemplo.
Com isso, os investidores começam a vender ações da companhia, o que inicia uma queda do preço, que pode prejudicar quem comprou por um valor maior do que o que está sendo vendido. O contrário também pode acontecer, como é o caso de uma empresa que começa a se destacar levando mais pessoas a investirem no negócio.
Repare que a repercussão nem sempre acontece devido a dados concretos: muitas vezes, é desencadeada apenas por rumores. Por não ter como base decisões pensadas em fatos, o efeito manada na economia pode não ser tão positivo. Por conseguinte, há riscos em perder dinheiro durante as movimentações.
Como vimos, o efeito manada é um movimento impulsionado por informações nem sempre fundamentadas, mas que podem impactar o valor das ações. Por isso, apesar da necessidade natural de seguir a mesma atitude dos demais investidores, é preciso ter cautela. Veja algumas dicas que podem ajudar abaixo!
Buscar fontes seguras de informação é uma forma de entender o que está acontecendo no mercado financeiro. Por isso, portais de notícias e colunas de especialistas de renome podem oferecer dados concretos que vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas.
Para evitar o efeito manada, também é importante definir quais são seus objetivos em relação aos investimentos e mantê-los em mente ao tomar decisões. Afinal, o modo como outros investidores operam no mercado financeiro pode não ser o ideal para alcançar as metas que você estabeleceu.
Para operar na Bolsa de Valores, é preciso deixar as emoções de lado e tomar decisões de forma estratégica. Nesse sentido, é recomendado utilizar o senso crítico e questionar as informações que chegam de fontes não oficiais ou sem credibilidade.
Agora que você sabe o que é efeito manada, é possível evitar que ele influencie suas decisões. Para manter-se sempre atualizado sobre as novidades do mercado financeiro, confira o blog da Nova Futura e conte com uma fonte confiável de informações. Para investir com segurança e praticidade, conheça nossos fundos de investimento!