O Circuit Breaker na Bovespa - Você sabe o que é?

Tempo de leitura: 2 min.

O Circuit Breaker na Bovespa foi acionado parando pregão por 30 minutos após uma queda de 10% do índice Ibovespa. Sendo assim, essa pausa foi motivada pelos últimos acontecimentos no cenário mundial.

A guerra comercial do petróleo entre a Rússia e a Arábia Saudita, somados ao coronavirus, que de fato paralisou a Itália e a China, acarretaram em uma das piores quedas do mercado acionário brasileiro. Como resultado registraram a pior queda do século.

O que é um Circuit Breaker? 

Primeiramente as regras desse procedimento estão atreladas ao percentual de queda do índice da Bolsa de Valores, o Ibovespa. Hoje o principal indicador da Bolsa brasileira.

Queda de 10% do Ibovespa

Caso o índice caia 10% sobre o valor do fechamento do dia anterior, o primeiro Circuit Breaker é acionado. Ou seja, parando as negociações por 30 minutos.

Queda de 15% do Ibovespa

Logo após passado os 30 minutos de intervalo, a B3 volta com as negociações esperando que o mercado opere de forma normal. No entanto, caso o índice volte a cair e acumule 15% de queda, um novo circuit breaker é acionado. Então, levará a uma pausa de 1 hora.

Queda de 20% do Ibovespa

Em conclusão, após o intervalo da segunda parada, a Bolsa reabre as negociações. Do mesmo modo se e o índice continuar em queda atingindo a marca de 20%, a B3 suspende as atividades e fica responsável por definir um novo prazo para reabertura do mercado.

Quando ele já foi acionado?

1997 – Durante a Crise Asiática o sistema Circuit Breaker na Bovespa foi acionado por 3 vezes em três dias diferentes. Além disso, a Tailandia, Malasia, Filipinas e Coreia do Sul foram surpreendidos com uma crise levando a bolsa de Hong Kong a uma queda de 10,4%. Como resultado, impulsionou a queda dos bolsas ao redor do mundo.

1998 – Por certo a Crise Russa acionou o circuit breaker por 2 vezes no dia 10 de agosto e um total de 5 vezes no período de 04 a 21 de agosto. A Russia passou por uma crise intensa e chegou a declarar que não conseguiria pagar suas dívidas internas e externas.

1999 – O Câmbio Flutuante aumentou a quantidade de moedas americanas nos cofres brasileiros, por consequência das mudanças no regime cambial, obrigando o Banco Central a operar dólar no mercado futuro. Sendo assim, o sistema foi acionado nos dias 13 e 14 de janeiro.

2008 – Crise do subprime nos EUA um dos maiores colapsos financeiros foi marcado pelo acionamento de 6 circuit breakers, sendo acionado duas vezes no dia 6 de outubro. Uma vez que a crise se deu pela falta de pagamento de dividas entre os habitantes dos EUA e os bancos, gerando a falência e um colapso na economia mundial.

Na última década

2017 – Joesley Day foi marcado pela delação do dono da JBS, Joesley Batista. Na gravação, o empresário revelou detalhes de operações que envolviam políticos importantes e o presidente da república Michel Temer. Por isso o ibovespa chegou a cair mais de 10% e grandes empresas foram afetadas.

2020 – Guerra do Petróleo um desentendimento entre a Rússia e Arábia Saudita ocasionou uma queda no preço do petróleo pelo mundo, derrubando o principal índice da bolsa brasileira.

Quer saber mais informações sobre esses acontecimentos? Confira nosso infográfico. Ainda não entende muito sobre investimentos e quer começar a investir, clique aqui.

Deixe um comentário