Mulheres no mercado financeiro! Confira mais sobre essa atuação

Tempo de leitura: 2 min.

A presença das mulheres no mercado de trabalho está cada dia mais forte, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número já ultrapassa a marca de 4 milhões (considerando os últimos quatro anos). Uma conquista significativa visto que nos anos 1950 apenas 14% exerciam atividades remuneradas. No mercado financeiro a presença feminina também é progressiva, onde elas estão conquistando até mesmo grandes cargos.

O interesse das mulheres por esse setor não se resume apenas em investir, a atuação delas na área também vem crescendo gradativamente. Bruna Sene, Analista da Nova Futura Investimentos afirma “Percebo que há uma crescente quanto ao número de mulheres que trabalham e investem no mercado financeiro. Até mesmo na sala ao vivo, o número de mulheres que acompanham e participam tem crescido, apesar de a grande maioria dos seguidores ainda ser do sexo masculino.”

Os dados do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que no período entre 2013 e 2017, o salário médio das mulheres cresceu 4,4%. Porém, mesmo com esse avanço, elas ainda recebem em média apenas 85,1% comparado ao salário dos homens, mesmo quando os cargos são iguais. Este fato deixa claro que ainda existem muito a progredir.

Mas o crescimento não parou por aí, em 2018 os números ultrapassaram 202 mil novos postos ocupados por mulheres em todas as faixas etárias com destaque para aquelas com mais de 30 anos.

Atuação das mulheres no mercado financeiro

“Estou no mercado financeiro há 22 anos. Antigamente eu ouvia muito ‘o head da área’, hoje é muito mais comum ouvir ‘a head da área’” contou Sara Delfim, Gestora da Dahlia Capital. A maior parte em relação as conquistas das mulheres no mercado, estão ligadas ao maior nível de qualificação, disciplina e competência.

Paula Moreno, do Banco Alfa Investimentos, enxerga potencial e habilidade do sexo feminino em se ambientar facilmente e afirma “A mulher tem grande dinamismo e capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Ou seja, nesse mundo em que as velocidades das mudanças nas atividades vão ser grandes, a adaptação da mulher vai ser bastante compatível com isso.”

Para isso as mulheres seguem batalhando por reconhecimento e assim, conquistando cada vez mais novos espaços. Valéria Angelo, Gerente de Compliance na Nova Futura, destaca o fato de que as mulheres tem capacidade de dividir suas atenções da vida profissional, pessoal e ainda sim obter os melhores resultados “As mulheres têm uma sensibilidade/percepção mais apurada e, no meu caso, como mãe, tenho maior facilidade de auxiliar as pessoas que fazem parte da equipe.”  

Um dos maiores desafios para as mulheres atualmente no mercado de trabalho, é relacionado a reverter o quadro de desigualdade salarial. Mas os grandes exemplos citados acima, mostram a luta delas para deixarem a sua marca e como essa presença é essencial para o desenvolvimento de uma empresa.

Por fim, ainda não abriu sua conta na Nova Futura? Então clique aqui e abra gratuitamente.

Deixe um comentário