Mercados operam em queda digerindo as falas de Powell ontem, commodities e fiscal também devem afetar o interno

Tempo de leitura: 3 min.

Os mercados europeus fecharam mistos na quinta-feira (21).  Os investidores ponderaram, em grande medida, resultados positivos de balanços com os números da inflação na Zona do Euro chegando a 7,4% em março. Os receios com as altas de preços no continente permanecem ao passo em que não há resolução no conflito entre Rússia e Ucrânia. Londres teve queda de 0,02%. Frankfurt teve alta de 0,98%. Paris avançou 1,36%. Milão caiu 0,27%. Madri teve ganho de 0,51% e Lisboa perdeu 1,11%.

Nos Estados Unidos, não obstante os bons balanços de importantes companhias como Tesla e American Airlines, o mercado foi fortemente impactado pelas falas do presidente do FED, Jerome Powell em painel do FMI, a informar que a autoridade monetária pode ter tom um pouco mais rápido quanto à alta de juros e reiterou que um aumento de juros de 50 pontos-base será uma opção na reunião de política monetária do BC americano em maio. O índice Dow Jones fechou em baixa de 1,05%, em 34.792,76 pontos, o S&P 500 recuou 1,48%, a 4.393,66 pontos, e o Nasdaq teve queda de 2,07%, a 13.174,65 pontos.

No Brasil, foi feriado e a bolsa não abriu, mas o EWZ teve queda, perdendo 2,63%, espelhando as perdas de importantes ADRs negociadas nos Estados Unidos, como Petrobras, Vale, Itaú, Bradesco, CSN e Gerdau.

Para hoje (22/04)

Os mercados asiáticos fecharam em baixa em sua maioria, após comentários do presidente do banco central chinês, Yi Gang, com vistas para uma política monetária menos expansiva, seguindo certa prudência, mas indica, por conta dos efeitos dos lockdowns possibilidade de estímulos. As falas de Powell também impactaram as bolsas do continente. Shanghai teve alta de 0,23%. Nikkei teve queda de 1,63%. Hong Kong perdera 0,21% e a Coreia do Sul teve queda de 0,86%.

Minério de ferro negociado na bolsa de Dalian teve queda de -2,44%, a 881 iuanes, o equivalente a US$ 135,76

Nos Estados Unidos, os futuros recuam, dando continuidade as perdas de ontem (21), indicando permanência do receio quanto às falas do presidente do FED. Na agenda econômica, se destacam as prévias dos PMIs que devem indicar continuidade do crescimento da economia americana.

Na Europa, os mercados operam em queda, repercutindo as falas de ontem de Jerome Powell. Além disso, os eleitores franceses vão às urnas no domingo. O segundo turno da eleição coloca o titular Emmanuel Macron contra Marine Le Pen.

No Brasil, a bolsa deve seguir os mercados globais e a continuidade de mau-humor global e repercutindo a queda nas commodities tendo em vista as perspectivas de crescimento global fraco e alta de juros.  No fiscal, o reajuste aos funcionários públicos pode o risco percebido por intermédio dos DIs e do dólar.

No Corporativo, a Petrobras informou que finalizou a venda para a empresa Ubuntu Engenharia e Serviços (Ubuntu) da totalidade de sua participação nos blocos PAR-T-198 e PAR-T-218, localizados na Bacia do Paraná.

Após rumores sobre vazamento dos resultados do primeiro trimestre de 2022 (1T22), a Natura decidiu publicar dados preliminares e não auditados deste período.

O Banco Inter (BIDI11) convocou assembleia geral extraordinária para debater a reorganização societária da empresa no dia 12 de maio. De acordo com a proposta de reorganização, a base acionária será transferida para a Inter& Co, nova denominação da Inter Platform, sociedade constituída de acordo com as leis da jurisdição de Cayman, a ser registrada junto à Securities and Exchange Commission (SEC), com a listagem de suas ações em bolsa de valores nos Estados Unidos.

A Unipar Carbocloro aprovou aumento do capital social, no valor de R$ 228,8 milhões, mediante a capitalização de parte do saldo da reserva estatutária da companhia, com a emissão de 9.443.286 de ações, que serão atribuídas aos detentores de ações, a título de bonificação, na proporção de 1 nova ação de cada espécie para cada 10 ações detidas da mesma espécie, ou seja, à razão de 10%

A Eletrobras (ELET3) estatal informou em comunicado que foi iniciado na última quarta-feira (20) pelo plenário do Tribunal de Contas da União –TCU, o julgamento da segunda etapa do processo de desestatização da companhia, seus impactos setoriais, para o consumidor e para União, e que houve pedido de vistas do processo pelo Ministro Vital do Rêgo pelo período de 20 dias.

A Oi (OIBR3) encerrou a oferta pública de aquisição (OPA) de todas as Notes Com Garantia Sênior com vencimento em 2026 e juros remuneratórios semestrais de 8,750%, que eram negociadas nos Estados Unidos.

Autor: Matheus Jaconeli – Analista CNPI 2917  

Deixe um comentário