Mercados continuam rali com otimismo em relação às commodities, estímulos na China e alívio com vírus

Tempo de leitura: 3 min.

As bolsas na Europa fecharam em alta com a redução da percepção de risco inerente ao avanço da nova variante após a fala de Anthony Fauci. Assim, a queda do risco global ofuscou os dados negativos divulgados no continente como as encomendas à indústria alemã que teve queda de 6,9% ante expectativa de redução de 0,5%. A confiança dos investidores na Zona do Euro também ficaram aquém do esperado ficando em 13,5 pontos ante projeções de 15,9.

A redução do risco sistêmico gerado pela ômicron também fortaleceu os mercados em Nova York. Com a agenda carente de dados, o anúncio de Fauci no fim de semana e a alta nas commodities ajudaram a sustentar as bolsas do país.

No Brasil o mercado reagiu positivamente à tomada de risco global. A alta nas commodities ajudou a bolsa brasileira com mineradoras e companhias ligadas ao setor de petróleo sendo destaques do pregão. Os juros mais curtos subiram em meio às expectativas unânimes de alta na Selic na próxima reunião do Copom. Pelo lado negativo, mas pouco considerado pelo mercado no pregão de ontem (06), o Ministério da Economia informou que podemos ter gastos acima do teto em 2022.

Para hoje (07/12)

Os mercados da Ásia fecharam em alta no pregão dessa madrugada. O bom humor dos mercados ocidentais animou as bolsas do continente.

Internamente, a confirmação do PBoC em cortar a taxa de compulsório em 0,5% a partir do próximo dia 15, liberando US$ 282 bilhões de liquidez no mercado foi um dos principais motivos para o rali no extremo oriente. Além disso, há expectativas na taxa de juros na próxima decisão da autoridade monetária chinesa e os dados do setor externo do país também agradam.

O minério de ferro em Singapura teve alta de 7,10% a US$ 112,45 devido aos estímulos por parte do BPoC.

As bolsas na Europa operam em alta animadas pelo menor risco em torno da variante ômicron. As altas nas commodities também sustentam o bom desempenho dos principais índices da região.

Os futuros nos mercados americanos também sobem com destaque de companhias do setor de tecnologia.

No Brasil, o IGP-DI teve queda de 0,58% influenciado pela queda nos preços das commodities. No mês imediatamente anterior, o índice tinha registrado alta de 1,60%.  

BC oferta até 15.000 contratos de swap nesta terça-feira a partir das 11:30, marcando o início da rolagem dos contratos com vencimento em fevereiro. Às 10 horas começa o primeiro dia da reunião do Copom.

O tesouro ofertará NTN-Bs para 2024, 2028 e 2040.

Autor: Matheus Jaconeli

Deixe um comentário