As bolsas europeias fecharam em alta no pregão de ontem (21). As notícias positivas relacionadas à eficácia de imunizantes contra a variante ômicron e a permissão da utilização da Novavax em adultos do continente, geraram recuperação nas commodities. Assim, tais notícias amenizadoras contribuíram para que os dados ruins de atividade econômica como o clima do consumidor na Alemanha e a Pesquisa CBI do Varejo e Distribuição. Londres e Paris subiram 1,38%. Frankfurt teve avanço 1,36%. Milão subiu 1,82%. Na península ibérica, Madri e Lisboa tiveram aceleração de 1,76% e 1,22% respectivamente.
Nos Estados Unidos, os mercados também apresentaram recuperação. A Moderna se uniu à Pfizer ao anunciar que sua terceira dose é eficiente contra a ômicron. Assim, os temores referentes à nova variante do coronavírus pode ser temporário. Joe Biden fez seu anúncio referente ao pacote de estímulos e as condições atuais dos EUA e que o país está preparado para enfrentar a nova variante, informando que aumentará a oferta de vacinas sem realizar restrições. O Dow Jones teve alta de 1,60%. O S&P 500 avançou 1,78% e o Nasdaq subiu 2,40%.
No Brasil, o Ibovespa teve ganho menos expressivo quando comparado ao exterior, avançando 0,46% a 105.500 pontos. O motivo para o ganho menos expressivo foram os ruídos fiscais dado que foi dia de votação do Orçamento de 2022 com questões polêmicas como fundo eleitoral elevado, reajuste do funcionalismo público e Auxílio Brasil. No entanto, o bom-humor externo e o avanço das commodities contribuiu para que os ganhos fossem sustentados.
Para hoje (22/12)
Na Ásia, os mercados subiram seguindo os ganhos do ocidente. Contudo, o mercado continuou a monitorar o avanço da ômicron, especialmente o Japão com Cingapura suspendendo viagens e o Japão seguindo o mesmo caminho.
Em Qingdao o minério de ferro subiu 2,62% cotado aa US$ 123,39.
Na Europa, os mercados operam majoritariamente em alta seguindo o apetite pelo risco de ontem (21), embora parte dos investidores estejam tentando compreender o quanto a ômicron pode afetar o crescimento econômico do continente. Quanto aos dados da agenda econômica, se destacam os números do Reino Unido.
Nos Estados Unidos, os futuros operam mistos e próximos da estabilidade, com os investidores esperando a divulgação dos dados do PIB.
No Brasil, os investidores devem ficar atentos à votação do orçamento para 2022 que está para ser votada no Senado. A possibilidade de ruído fiscal pode afetar setores cíclicos.
A alta das commodities pode ajudar ações importantes do setor de mineração, siderurgia, mineração e as petroleiras mais uma vez.
Na agenda econômica, a confiança do consumidor da FGV teve um alívio saindo de 74,9 pontos para 75,5.
O BC fará leilão de 14.000 swaps para overhedge às 10:30; oferta também 14.615 swaps para rolagem às 11:30.
Autor: Matheus Jaconeli – CNPI 2917