Blog Nova Futura

LTN: o que é e como investir nessa modalidade? Confira! | Nova Futura

Written by Nova Futura | 20/10/2023 19:12:16

A LTN (Letra do Tesouro Nacional) é um tipo de investimento que cresceu muito nos últimos anos devido à possibilidade de ser realizado por qualquer pessoa com uma conta em uma corretora. Além disso, essa categoria pode ser conhecida como Tesouro Prefixado.

Esse método de aplicação permite que o investidor saiba qual será o capital retornado previamente, no ato da contratação com a instituição financeira. Por isso, a LTN pode atender tanto aos perfis de investidores mais conservadores quanto aos mais moderados.

Os títulos públicos

Para entender o que é LTN, é necessário compreender o que são os títulos públicos: eles são emitidos pelo Governo Federal com o intuito de arrecadar fundos de financiamento da dívida pública e das práticas governamentais. Assim, o investidor cede o valor ao governo para receber remuneração em troca.

O órgão que administra a emissão e o controle dos títulos públicos é a Secretaria do Tesouro Nacional. O Tesouro Direto é um programa que regula a compra e a venda dos títulos públicos por meio da internet.

Como se tratam de opções de renda fixa pública, o investidor saberá exatamente a rentabilidade no vencimento do título, com base no valor comprado. Essa modalidade divide-se em dois tipos: títulos pré e pós-fixados.

Prefixados

Os títulos prefixados possuem o valor da rentabilidade definido no ato da compra, ou seja, o investidor sabe quanto receberá no dia do vencimento. Nesse caso, a LTN é prefixada, assim como a NTN-F (Nota do Tesouro Nacional — Série F), em que o investidor é remunerado apenas a cada seis meses.

Pós-fixados

Os títulos pós-fixados não permitem que o investidor saiba o valor da rentabilidade no momento da compra, apenas no vencimento. Nessa modalidade, o rendimento está ligado a outro indicador da economia, como o IPCA ou a taxa Selic. Como esses índices sofrem mudanças, variam o rendimento final.

Como investir em LTN

Existem diferentes formas de como investir em LTN. Uma delas é por meio do próprio site do Tesouro Direto, em que é possível realizar simulações e verificar tanto o histórico de taxas quanto de investimentos. Também há a possibilidade de realizar a aplicação por meio de plataformas de investimento disponibilizadas por instituições financeiras.

Assim como em outras operações de renda fixa, ao investir em LTN ou em outra modalidade de Tesouro Direto, são cobradas taxas do Imposto de Renda e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) quando o resgate do rendimento for realizado em até 30 dias.

Nessa categoria, é possível realizar a aplicação de mais de um título por mês. O valor mínimo para investir em LTN e demais títulos de renda fixa pública é de R$ 30, enquanto o valor máximo é de R$ 1 milhão por mês.

Vantagens da LTN

A grande vantagem de investir em LTN é saber a rentabilidade exata que irá receber no momento da compra dos títulos e receber um acréscimo de juros. Vale ressaltar que a rentabilidade da LTN sempre varia de acordo com o capital aplicado.

Assim como outros tipos de investimento em renda fixa, o investidor que opta pela LTN busca segurança ao realizar as aplicações desejadas, pois a modalidade é regulada por um órgão público federal, o Tesouro Nacional.

Outros tipos de investimentos

Como visto, a LTN não é a única opção para investidores. Outra modalidade de aplicação é a LFT (Letra Financeira do Tesouro), também conhecida como Tesouro Selic, pois a aplicação é atrelada a este indexador. LFT e LTN são títulos de renda fixa pública, emitidos pelo Governo Federal.

Como o rendimento da LFT é baseado na Selic, o valor de retorno para o investidor é adicionado à porcentagem da taxa no dia da aplicação. Por exemplo, se a taxa estiver em 2,5%, o valor será adicionado ao investimento, e este será o rendimento total no vencimento.

Saiba mais sobre investimentos na Nova Futura

Agora que você já sabe mais sobre a LTN e as vantagens de aplicar em fundos utilizando essa categoria, que tal conhecer um pouco sobre outros tipos de investimentos? Não deixe de acompanhar nossos conteúdos exclusivos aqui, no blog.

Já conferiu nosso canal no YouTube? Inscreva-se para não perder os diversos conteúdos sobre o mundo financeiro e os investimentos com a participação de diversos profissionais. Assim, você fica por dentro das melhores opções com base em seu perfil e no que é adequado para sua saúde financeira.