Livro Bege nos EUA e a política deve continuar fazendo preço internamente

Tempo de leitura: 3 min.

Os bons números positivos dos balanços de empresas como Ericsson, Philipi Morris e Danone, além dos resultados das companhias americanas ajudaram a segurar o bom-humor dos investidores. Os dados das empresas americanas também contribuíram para a alta. Assim, os principais índices tiveram bom desempenho, ignorando a nova onda de casos de covid-19 no Reino Unido. A crise energética continuou no radar, com a Rússia sinalizando que liberará mais gás natural para o continente somente após o início das operações do Nord Stream 2. A alta nos preços dos combustíveis fósseis, contribuíram para a alta das companhias do setor.

Em Nova York, as bolsas também fecharam em alta por conta da divulgação de resultados de algumas companhias como J&J, Bank of NY Mellon e Philip Morris. As perspectivas de estímulos à economia do país, conforme anunciado pelos democratas, também contribuíram para o impulso das bolsas americanas.

No Brasil, os investidores continuaram temendo os problemas políticos e fiscais. As perspectivas em torno do auxílio emergencial e furo do teto de gastos fez com que os principais índices de B3 fechassem em queda, com destaque para ativos de setores mais cíclicos como é o caso do setor imobiliário e de consumo. As discussões em torno de uma possível saída de Paulo Guedes, também trouxe aumento da instabilidade no mercado, fazendo com que houvesse total descolamento da bolsa brasileira de seus pares globais.

Para hoje (20/10)

Na Ásia as bolsas fecharam mistas. Os investidores do continente ponderaram a decisão do Banco Central da China em manter a taxa de juros e os ganhos de Nova York no pregão de ontem (19).  No mercado, alguns agentes já acreditam na possibilidade de a autoridade monetária chinesa afrouxar a política monetária por intermédio do corte de compulsórios, tendo em vista a desaceleração da atividade econômica do país.

O minério de ferro em Singapura teve recuo de 0,28% cotado a US$ 122,85.

Os mercados europeus operam majoritariamente em alta, embora alguns balanços como os de Akzo Nobel, ASML e Kering tenham decepcionado as expectativas e a Nestlé tenha superado as expectativas. Os dados de inflação da Zona do Euro continuaram dentro das expectativas e os preços ao produtor na Alemanha, subiram acima das expectativas.

Em Nova York, os futuros das bolsas operam próximos da estabilidade à espera da divulgação de balanços de importantes companhias como Tesla, IBM, Nasdaq Inc., PPG e outras. Na agenda econômica, os destaques serão os discursos do Presidente do FED de Chicago e de um membro do FOMC. O Livro Bege e dados de petróleo também estará no radar.

No Brasil, os agentes tendem a continuar a ter receios em torno da questão fiscal e política envolvendo a questão da PEC dos precatórios que deve passar por algum ajusto para dar espaço ao Auxílio Brasil no valor de R$ 400.

O Bacen fará oferta de oferta de 10.000 contratos de swap cambial, além dos leilões regulares para rolagem e overhedge.

A Petrobras divulga relatório de produção e vendas do 3T21 após o fechamento dos mercados.

Autor: Matheus Jaconeli

Deixe um comentário