Investir em Carteira Recomendada vale a pena?

Tempo de leitura: 4 min.

Não demora para quem chega ao mercado financeiro se deparar com diversos produtos desenvolvidos para impulsionar os ganhos do investidor. Os portfólios de recomendações são alguns dos itens mais tradicionais oferecidos ao público. Porém, será que Carteira Recomendada vale a pena

Neste texto, vamos responder a essa pergunta, detalhando quais são as principais vantagens da Carteira Recomendada. Além disso, vamos exemplificar o funcionamento desse produto financeiro na prática. 

Carteira Recomendada: como funciona na prática

Para saber se a Carteira Recomendada vale a pena, o primeiro passo é compreender esse conceito. Elaborados por bancos, corretoras e casas de análises independentes, esses portfólios apresentam um conjunto de ativos nos quais é válido investir. 

De maneira geral, as ações recomendadas possuem características específicas, que variam de acordo com o objetivo da indicação. Por isso, entender a sua meta  é determinante para o seu sucesso nesse tipo de aplicação. 

Existem top Carteiras Recomendadas com foco em empresas boas pagadoras de dividendos. Para isso, os especialistas responsáveis pelos produtos sugerem a compra de ações de setores já conhecidos por essa característica, como os de energia elétrica e saneamento. 

Entenda as recomendações de ativos

Agora que você já entendeu como funciona a Carteira Recomendada, vamos para a próxima etapa: o foco desse tipo de recomendação. Em geral, o produto costuma mirar o longo prazo. A troca de ativos não segue nenhum padrão específico, mas é comum que as ações sejam revisitadas todos os meses, mantidas ou retiradas.

Isso acontece porque a renda variável é dinâmica, e novas oportunidades de investimentos surgem com frequência. Outro ponto importante é considerar uma mudança no cenário macroeconômico, afetando a performance de uma ação. Nesse caso, o ativo é substituído da carteira para não comprometer a rentabilidade geral do produto. 

Ajuda de especialistas

Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, todos os meses, a Nova Futura publica vídeos sobre Carteiras Recomendadas no canal oficial no YouTube. No material, você tem acesso à análise e à opinião de especialistas experientes do mercado, explicando o racional de investimento por trás da composição do portfólio.  

Tipos de Carteira Recomendada

Já ficou claro que as Carteiras Recomendadas têm diferentes propósitos. Sendo assim, cada portfólio é alinhado com os objetivos individuais de cada investidor. Portanto, é importante estudar as mais diversas vertentes nas quais esse tipo de produto pode ser inserido. 

Para saber se a Carteira Recomenda vale a pena, analise se ela oferece uma rentabilidade maior que um determinado benchmark, como o Ibovespa, o índice-referência da Bolsa de Valores do Brasil. 

O objetivo é que a Carteira Recomendada ofereça uma rentabilidade maior que o Ibovespa em um mesmo período. Se isso acontecer, o produto é considerado uma boa opção para o investidor. 

Ações 

Esta é a modalidade mais conhecida. É comum encontrarmos pessoas pesquisando quais são as melhores Carteiras Recomendadas de ações para achar boas oportunidades de negócios. 

Esse tipo de investimento tem como principal intuito encontrar alternativas no mercado com potencial de valorização. O relatório é feito com base em premissas de análise fundamentalista das companhias. 

O documento também pondera aspectos macroeconômicos para a escolha das ações que vão fazer parte do portfólio. São consideradas questões políticas, crises econômicas, cenário global e relações internacionais. 

Dividendos

Já falamos sobre esta opção de investimento. As pessoas que focam em recebê-los devem aprender como seguir Carteira Recomendada com esse propósito. Essa alternativa pode ser um caminho seguro e rentável para quem procura lucratividade a longo prazo e almeja uma renda passiva. 

Nessa situação, analistas de mercado monitoram companhias com capacidade de repassar parte considerável dos lucros aos acionistas. Dessa forma, o investidor tem uma receita recorrente de proventos. 

Small caps

A Carteira Recomendada de ações small caps é bastante indicada por muitas casas de análises. Em geral, essas companhias são negócios menores e mais novos, com potencial de valorização maior, se comparado com empresas maiores e já estabilizadas no mercado. 

No entanto, essa opção também representa mais risco ao investidor, já que as ações das empresas menores são mais voláteis. Caso o mercado enfrente um viés de baixa, a tendência é que os papéis dessas companhias caiam mais. Geralmente, as carteiras desse tipo contam com o Índice Small Cap, representado pelo código SMLL, como benchmark. 

Benefícios da Carteira Recomendada

A principal vantagem em seguir uma Carteira Recomendada é contar com a análise de um profissional para auxiliar você nos investimentos. Considerar as ponderações de um especialista pode ser interessante especialmente para quem não domina a análise de fundamentos ou não tem tempo de acompanhar o mercado no dia a dia. 

Outro ponto importante é a redução dos riscos, ou seja, a probabilidade de perder dinheiro na renda variável diminui. Isso porque a Carteira Recomendada é planejada por profissionais com experiência no mercado de capitais. A tendência é que o produto seja uma alternativa menos arriscada para alocar dinheiro em ações. 

Vale a pena investir em Carteira Recomendada?

No fim, Carteira Recomendada vale a pena? A resposta vai depender do seu perfil como investidor e dos seus objetivos particulares. Porém, se a sua ideia é fazer aportes constantes em ações e retirar os lucros desse movimento a médio e longo prazo, a possibilidade é bastante positiva. 

Na Nova Futura, a Carteira Recomendada vale a pena por ser considerada uma das melhores do mercado financeiro: tricampeã no ranking Exame. Personalizamos os ativos para potenciar os seus ganhos na renda variável. 

Deixe um comentário