Indicador Estocástico: o caçador de topos e fundos

Tempo de leitura: 3 min.

Hoje eu quero aprofundar os estudos sobre um dos indicadores clássicos do mercado financeiro: o estocástico.

Em outras oportunidades eu escrevi para este blog e abordei assuntos objetivos, estratégias e indicadores, não deixe de acompanhar. Vamos lá!

O que é estocástico e o que significa este indicador?

O significado de estocástico é: diz-se do que depende ou resulta de uma variável aleatória; em resumo, é o sentido de um “processo aleatório a partir de probabilidades”.

A utilização do indicador é para tentar indicar pontos prováveis da mudança de tendência em um certo período, ou seja, um “caçador de topos e fundos”.

Ele é da família dos osciladores e é composto por duas linhas principais chamadas de %K que dá a referência de preço do ativo em relação às máximas e mínimas de um período, e a %D, que é a média móvel do %K. Além de trabalhar entre as bandas de 80 e 20, oscilando acima ou abaixo desses níveis.

Quando ele estiver acima do 80 está sobrecomprado e abaixo do 20 sobrevendido.

Podemos calculá-lo por meio de uma fórmula, mas o sentido do estudo é ser prático e objetivo. Resumidamente, vamos observar gatilhos de compra quando as médias do estocástico estiver abaixo de 20 (sobrevendido) e gatilhos de venda quando ele estiver acima do 80.

A configuração do indicador é a clássica que vem configurada na plataforma.

Versões do estocástico e como utilizá-las

No gráfico acima temos VALE3 no período semanal. Observe que após um período de alta no preço do papel o indicador estocástico lento começou a trabalhar acima da linha amarela de 80, ou seja, indicando uma região de sobrecompra, provavelmente o ativo encontraria uma resistência e voltaria para testar níveis de suporte.

Nesse momento o seu trabalho é apenas aguardar o cruzamento das médias do estocástico para baixo e ter um gatilho de venda por meio do candle.

O mais interessante de utilizar este indicador como filtro fica por conta do stop curto e alvos longos.

No exemplo acima temos ITUB4 no gráfico semanal. A ideia é a mesma.

O indicador trabalhando abaixo da linha amarela de 20, a confirmação de compra após o cruzamento das médias do estocástico para cima e um candle gatilho de compra.

Stop curto e potencial de alvo no mínimo até o topo anterior, +20%.

Você pode utilizar o indicador em qualquer tempo gráfico, evidentemente que em alguns o nível de acerto pode ser maior que em outros, assim como ele pode ser utilizado em qualquer ativo e os mais voláteis tendem a performar melhor.

Minha dica, faça um backtesting manual e estude o comportamento do indicador no papel analisado, e procure extrair o máximo de lucro quando o gatilho for acionado e o preço andar a favor da sua posição.

Conheça a corretora de investimentos Nova Futura

Escolher uma corretora para investir é uma decisão importante. A Nova Futura é uma corretora brasileira com mais de 40 anos no mercado.

Nela é possível encontrar uma ampla estrutura tecnológica, com as melhores plataformas operacionais e rápido envio de ordens. Os preços competitivos, o atendimento sem fila e os diversos conteúdos educacionais são alguns de nossos diferenciais para auxiliar o trader nas tomadas de decisões.

Acesse o site novafutura.com.br e saiba mais.  

Receba um e-book exclusivo sobre investimento em ações

A Nova Futura Investimentos possui um e-book completo que é um guia prático para aqueles que desejam dar os primeiros passos nesse fascinante mundo dos investimentos em ações.

Cadastre-se para receber.

Deixe um comentário