Gol, azul, Petrobrás e outras

Tempo de leitura: 3 min.

Nesta sexta-feira, o mercado vive o dia seguinte da aprovação do relatório da reforma da Previdência na comissão especial. A análise e votação de destaques invadiu a madrugada. Neste contexto, os investidores permanecem atentos às companhias aéreas, que nos últimos dois pregões tiveram altas expressivas por causa da desvalorização do dólar frente o real. Entre ontem à noite e hoje de manhã, Azul e Gol divulgaram seus dados operacionais de junho.

No mercado doméstico da Gol, a oferta (ASK) ficou estável em junho em relação ao mesmo período do ano passado e a demanda (RPK) cresceu 6,5%. A taxa de ocupação atingiu 84,3%, 5,2 ponto porcentual maior do que em junho de 2018.

A oferta total foi 7,0% maior e a demanda, 14,4% superior a junho do ano passado, com taxa de ocupação de 83,0%, 5,4 p.p maior. No segmento internacional, os porcentuais foram de 78,1% e 116,4%, respectivamente, e a taxa de ocupação subiu 13,4 p.p. para 75,5%.

Atenção também para Vale e siderúrgicas. Após altas acentuadas na semana, os preços do minério de ferro da China registraram fortes quedas nesta sexta-feira. “A recente recuperação dos preços forçou traders a reavaliar as perspectivas para a matéria-prima produtora de aço”, destaca a consultoria ANZ. “Embora os problemas de fornecimento ainda sejam predominantes, a perspectiva da demanda permanece mista”, acrescentou, alertando sobre a fraca demanda de aço chinesa no segundo semestre, em meio a incertezas ligadas às tensões comerciais entre os EUA e a China. Os futuros de minério de ferro em Dalian, em setembro, chegaram a cair mais de 6%.

Além das notícias internas, os investidores devem ficar de olho também no exterior. Isso porque os mercados americanos voltam a operar, após ficarem fechados ontem devido ao feriado do Dia da Independência, e às 9h30 serão conhecidos os dados de emprego da economia americana (payroll). Bolsas europeias e futuros de Nova York operam em queda em meio a cautela à espera do relatório de emprego dos EUA, que é crucial para determinar o rumo da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Na quarta-feira (03), os mercados acionários dos EUA atingiram novas máximas de fechamento após números fracos de criação de empregos no setor privado americano reforçarem expectativas de que o Fed poderá cortar juros já na reunião deste mês.

Azul

O tráfego de passageiros domésticos da Azul em junho (demanda – RPK) aumentou 28,7%, com uma elevação de 20,3% na capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 82,3%, uma expansão de 5,4 pontos percentuais em relação a junho de 2018. A taxa de ocupação internacional totalizou 87,8%.

O tráfego de passageiros consolidado cresceu 21,6% em relação a junho de 2018, frente a um aumento de 14,7% na capacidade, resultando em uma taxa de ocupação de 83,6%, elevação de 4,8 pontos percentuais comparado com o mesmo período de 2018.

No segundo trimestre, a taxa de ocupação consolidada foi de 84,1%, um aumento de 4,0 pontos percentuais comparado com o ano anterior. A taxa de ocupação doméstica foi de 83,1% e a internacional foi de 87,5%, informou a empresa.

Petrobras

A Petrobras informou nesta manhã que a venda da Liquigás Distribuidora está na fase vinculante, e que não é possível dizer quantas são as ofertas no momento. Isso porque na etapa anterior foi qualificado um determinado número de potenciais compradores para a fase vinculante, ainda em andamento, a qual só será encerrada com o recebimento de ofertas vinculantes. Segundo a Petrobras, não é possível no momento saber os valores “e nem mesmo a quantidade de propostas vinculantes referentes a essa operação.”

O posicionamento se segue a notícia no jornal Valor Econômico de que a estatal teria selecionado das propostas que recebeu na fase anterior as da GP Investments, da Mubadala, Advent e Itaúsa, as quais terão de apresentar propostas vinculantes até o início de agosto.

Cyrela

A Cyrela Brazil Realty pagará dividendos intermediários no montante total de R$ 300 milhões, equivalente a R$ 0,780383644 por ação ordinária. Terão direito os acionistas na data-base de 10 de julho e a partir do dia seguinte (11), inclusive, as ações serão negociadas ex-dividendos. O pagamento será realizado em 31 de julho.

Copasa

O conselho de administração da Copasa destituiu a diretora-presidente, Sinara Inácio Meireles Chenna, e o diretor Financeiro e de Relações com Investidores interino, Frederico Lourenço Ferreira Delfino, entre outros executivos. Foram eleitos como diretor-presidente, Carlos Eduardo Tavares de Castro, que acumulará interinamente o cargo de diretor de Gestão Corporativa; Carlos Augusto Botrel Berto, diretor vice-presidente, que acumulará interinamente a função de diretor Financeiro e de Relações com Investidores; Ricardo Augusto Simões Campos, com diretor Técnico e de Expansão, acumulando interinamente a Diretoria de Operação Norte; e Guilherme Frasson Neto, diretor de Operação Sul, acumulando interinamente a Diretoria de Operação Metropolitana.

FONTE: AE BROADCAST

Deixe um comentário