As palavras juros, moedas, câmbio, ações, commodities e economia são utilizadas e ouvidas com frequência no dia a dia de muitos investidores. Mas, primeiramente, você sabia que a economia pode ser dividida em dois grandes grupos? São eles:
Levando em consideração todo o cenário nacional, regional e global, os Fundos Multimercados Macro utilizam diversas estratégias. Elas incluem, mercado de juros, moedas e bolsa, para garantir as melhores relações entre risco x retorno.
Na seleção de fundos dessa semana, convidamos a gestora Vinland Capital que combina a experiência Global e Local do time de gestão e sócios para explicar um pouco mais sobre o Vinland Macro FIC FIM.
Os dados globais de atividade econômica continuam evoluindo positivamente. Aliado a isso, a baixa pressão inflacionaria, juros reais quase em território negativo, discussão para mais estímulos fiscais e monetários. Por isso, a gestora considera a Bolsa como a classe de ativos que mais deve se beneficiar desse cenário.
O fundo Vinland Macro possui hoje uma posição relevante comprada na bolsa brasileira e americana.
O ruído político foi intenso, mas eles mantêm a visão que a política econômica não será alterada e a austeridade fiscal segue como compromisso do governo. Por conseguinte a manutenção do teto dos gastos. O prêmio de risco na curva de juros para novos cortes da Selic nos parece baixo. O cenário básico é a manutenção dos juros, mas há diversos fatores que podem levar o BC do Brasil a reduzir mais a Selic. Com isso, foram zeradas as posições de juros no Brasil no fundo e mantidas somente posições aplicadas no México.
Apesar da queda recente do dólar frente às moedas desenvolvidas (por conta do estímulo monetário enorme dos EUA), as moedas emergentes tem sofrido e estão longe de recuperar a queda causada pela pandemia; Dentro do mundo de emergentes, o Real tem sido a pior performance recente e isso tem ocorrido por conta da massiva saída de não-residentes e dos juros cada vez mais baixos. Dito isto, o cenário aponta para uma moeda com dificuldade de apreciação como pano de fundo. Por outro lado, os termos de trocas brasileiros têm melhorado bastante (commodities em alta), o Banco Central voltou a atuar por volta da paridade dólar x real em R$ 5,65.
Em suma, achamos que o trade de Real, por ora, é tático e por isso o fundo está vendido em Dólar x Real, mirando uma convergência de curto prazo para um valor mais justo dados os termos de troca e acreditando que o BC, ao atuar na venda perto desses níveis, vai fazer com que o movimento de compra de USDBRL especulativo arrefeça um pouco.
Por: Vinland Capital.
Clique aqui e receba a análise completa sobre os Fundos de Investimentos selecionados pela nossa equipe de especialista.
Por fim, acompanhe também a live sobre Macroeconomia, Ibovespa e Dólar, que ocorrerá na próxima quinta-feira (27), no canal da Nova Futura! Basta clicar aqui.