É comum confundir Ibovespa com BM&F Bovespa, o antigo nome da Bolsa de Valores de São Paulo, atualmente denominada de B3. Para evitar essa confusão, veja o que é Ibovespa e qual é a importância desse índice para seus investimentos a seguir.
O que é Ibovespa?
Para entender o que é Ibovespa, pense que se trata de um dos mais importantes índices da Bolsa Paulista. Também é conhecido como IBOV e atua como um indicador do mercado de ações brasileiro para medir o desempenho médio da carteira Ibovespa.
Essa medição é feita por meio de um sistema de pontos baseado em reais, utilizado desde 1968. O índice Ibovespa é de retorno total, que considera não somente as variações dos valores dos ativos que constituem a carteira teórica, mas também o impacto do pagamento de todos os proventos de companhias que possuem ações listadas na Bolsa de Valores.
A carteira teórica é reavaliada a cada quatro meses para renovar a composição. Quem investe em ações precisa sempre estar atento ao Ibovespa na Bolsa de Valores para acompanhar as altas e as baixas dos ativos, além de saber os melhores momentos para comprar ou vender títulos.
Diferença entre Ibovespa e B3
Muitos investidores inexperientes ou pessoas que ainda não conhecem o mercado financeiro confundem Ibovespa com B3, porém tratam-se de conceitos separados. O índice Ibovespa foi criado um ano após a fundação da Bolsa de Valores de São Paulo, chamada de Bovespa.
A B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) administra o sistema de negociação de ações listadas na Bolsa de Valores. Atualmente, todas as aplicações, como registro de ativos, liquidação, compensação, entre outras, além das negociações, são feitas digitalmente. Já o gráfico do Ibovespa serve como um termômetro para que os investidores entendam a situação da Bolsa.
Como o Ibovespa é calculado?
Para calcular o índice, é preciso levar em consideração o peso das ações do Ibovespa da carteira teórica e do valor da cotação diária. Para isso, é necessário multiplicar o peso da ação pelo valor da cotação do dia e encontrar a contribuição do ativo, em pontos.
Dessa forma, é possível encontrar os números de pontos do Ibovespa. Com a tecnologia, as cotações das ações podem ser monitoradas em tempo real, enquanto o cálculo é feito de forma automática, conforme os novos valores. Por esse motivo, é um índice que oscila constantemente, já que acompanha os valores das ações que compõem o Ibovespa.
A importância do índice para operar no mercado
Após saber mais sobre o que é Ibovespa e como o cálculo funciona, é possível entender que ele possui grande importância para quem negocia ações na Bolsa de Valores.
Os investidores que operam nos pregões precisam estar sempre atentos a esse índice para negociar os investimentos de forma mais assertiva. Também é possível aplicar em algumas opções de produtos ligados ao Ibovespa. Veja a seguir.
Contratos de índice
Baseiam-se no índice e são contratos futuros, que podem ser negociados a partir de uma data de vencimento pré-definida. A cotação é igual aos pontos do Ibovespa, em reais, e cada lote é composto por aproximadamente cinco contratos. Portanto, cada ponto equivale a R$ 1.
Minicontratos de índice
Os minicontratos de índice são baseados na oscilação da pontuação do Ibovespa e negociados no mercado futuro, podendo ter um vencimento bimestral. A cotação é avaliada por pontos, que podem valer 20% do contrato cheio, por volta de R$ 0,20 cada.
Fundos de Ações Ibovespa
Outra oportunidade de investimento ligada ao índice são os Fundos de Ações Ibovespa, em que é possível adquirir cotas de uma determinada categoria. Assim, a parcela escolhida poderá ter resultados próximos ao índice. Além disso, as cotas serão geridas por um profissional.
Invista em ações com a Nova Futura!
Agora que você já sabe o que é Ibovespa e deseja começar a investir, abra uma conta com a Nova Futura. Aqui, você tem mais segurança, tecnologia e praticidade para operar no mercado financeiro. Confira nossos Fundos de Investimento e saiba mais!
Deixe um comentário