Dicas para montar sua carteira de investimentos

Tempo de leitura: 3 min.

Se você está pensando em investir em mais de um ativo ao mesmo tempo, podem surgir algumas dúvidas sobre como montar a sua carteira de investimentos de forma equilibrada. Por isso, a seguir, confira  algumas dicas que podem ajudar você a elaborar um portfólio diversificado segundo o seu perfil.

O que é uma carteira de investimentos?

Antes de mais nada, é importante saber o que é carteira de investimentos. Trata-se do conjunto de aplicações realizadas por um investidor no presente, seja pessoa física ou jurídica. Essa coleção pode ser composta por variados tipos de ativos, sejam de renda fixa ou variável.

Para montar uma carteira de investimentos, não é preciso, necessariamente, ser um investidor experiente, porém, para fazer escolhas coerentes para atingir seus objetivos, você deve conhecer o seu perfil de investidor.

Ter uma carteira de investimentos diversificada pode ser interessante por oferecer mais chances de obter lucro e correr menos riscos. Isso porque o dinheiro é aplicado em diferentes tipos de oportunidades, com variados níveis de risco e rentabilidade. Assim, mesmo que a situação econômica do país não seja tão favorável, ainda há chances de alcançar bons resultados.

Dicas para montar uma carteira de investimentos

Se você já se sente preparado para aprimorar seus investimentos, é hora de diversificar seu portfólio de forma que seja sempre possível obter resultados positivos, independentemente do cenário econômico. Então, considere as dicas de como montar uma carteira de investimentos abaixo.

Conheça seu perfil de investidor

Cada pessoa tem objetivos específicos para as aplicações, além de estar disposto ou não a assumir um nível mais elevado de risco para obter maior rentabilidade. Basicamente, existem três perfis de investidor.

  • Conservador: prefere uma carteira de investimentos com um nível maior de segurança, mesmo que a rentabilidade seja mais baixa. Os objetivos podem envolver preservação de capital e ganhos a longo prazo;
  • Moderado: este perfil tem mais disponibilidade para assumir um certo nível de risco para obter uma rentabilidade um pouco maior, visando oportunidades de médio e longo prazo;
  • Arrojado: geralmente, este perfil é mais experiente e está disposto a investir em aplicações com um nível mais alto de risco, a fim de conseguir ganhos mais rápidos ou maiores.

Determine o prazo de vencimento

Ao montar uma carteira de investimentos para iniciantes, é importante ficar atento ao prazo de vencimento das aplicações, já que isso deve combinar com os objetivos. Os investimentos de curto prazo, por exemplo, costumam durar de um a dois anos, como é o caso dos títulos CDB.

Já um investimento de médio prazo pode durar entre dois a cinco anos, proporcionando uma possível redução no nível de riscos, dependendo do tipo de aplicação. Também as ações de longo prazo, superiores a cinco anos. Pode ser interessante ter uma porcentagem de cada categoria em sua carteira de investimentos, conforme seu perfil.

Entenda o nível de risco

Após saber qual é o seu perfil de investidor, é possível entender um pouco sobre sua disponibilidade em investir em oportunidades com mais ou menos risco. Porém, o ideal é diversificar os níveis de perda dos investimentos em sua carteira para cobrir os mais variados cenários.

Mesmo um perfil arrojado pode ter uma parcela menor da carteira composta de investimentos considerados de baixo risco, como é o caso das opções de renda fixa. Assim como pode ser o caso de um perfil conservador considerar ter aplicações de renda variável, que possuem um nível mais elevado de risco, no geral.

Considere a Carteira Recomendada

A Carteira Recomendada é feita segundo as indicações de especialistas do segmento de investimentos de uma corretora. Por isso, reúne aplicações com um potencial maior de retorno. Esse tipo de serviço já vem pronto, basta que o investidor autorize a corretora a realizar as aplicações.

Todos os perfis de investidores podem escolher essa opção, já que se tratam de recomendações de profissionais que vivenciam e acompanham a movimentação do mercado financeiro de perto. Entenda mais sobre a Carteira Recomendada da Nova Futura e saiba quais são as vantagens dessa oportunidade!

Deixe um comentário