Corrida global da vacinação

Tempo de leitura: 2 min.

Para acabar com a pandemia, uma grande parte do mundo precisa ser imune ao vírus. A maneira mais segura de conseguir isso é com uma vacina. Em menos de 12 meses após o início da pandemia, várias equipes de pesquisa enfrentaram o desafio e desenvolveram vacinas que protegem do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.

Agora, o desafio é disponibilizar essas vacinas para pessoas em todo o mundo. Pois, será fundamental que a população em todos os países – não apenas nos países ricos – recebam a proteção necessária. Para rastrear esse esforço, o Our World in Data está construindo o conjunto de dados internacionais de vacinação e você pode conferir o ranking e a posição do Brasil, diretamente no infográfico de hoje, basta clicar aqui.

A vacinação pelo mundo

A velocidade com que as primeiras vacinas contra a COVID-19 foram desenvolvidas foi surpreendente, principalmente quando comparada a outras. Por exemplo, a vacina contra o sarampo foi descoberta com relativa rapidez: levou apenas 10 anos desde a descoberta do patógeno até o desenvolvimento da primeira. Mas para a febre tifóide levou mais de um século. Além disso, para algumas doenças cuja as quais conhecemos os patógenos há mais de um século (como a malária), que ainda não foi encontrada uma vacina eficaz.

O desenvolvimento de uma vacina contra COVID-19 foi muito mais rápido do que o desenvolvimento de qualquer outra vacina. Em menos de um ano, várias vacinas bem-sucedidas já foram anunciadas e aprovadas para uso em alguns países. 

A esperança é que ainda mais fabricantes desenvolvam vacinas para o novo coronavírus. Isso será importante porque, eventualmente, uma grande parte da população mundial precisará receber a dose.

Por fim, ainda não investe com a Nova Futura? Então clique aqui e abra sua conta gratuitamente. Não deixe também de nos seguir nas redes sociais InstagramTwitterFacebookYoutube e Tik Tok. Assim, você poderá ficar por dentro de tudo o que está acontecendo na mercado financeiro. Além disso, poderá conhecer nossos produtos, conferir conteúdos exclusivos e sorteios!

Fonte: Our World in Data

Deixe um comentário