Panorama Mensal: O fundo teve rentabilidade positiva de 6,09% no mês de novembro, recuperando as perdas do ano.
Por quê escolhemos esse fundo: A Skopos é uma gestora de recursos com foco na geração de retornos diferenciados para os investidores.
A estratégia do fundo SKOPOS BLUE BIRDS FIA é buscar ativos através da análise fundamentalista que estejam descontados e abaixo do seu valor intrínseco.
Panorama Mensal: O MZK Dinâmico apresentou resultado positivo de 3,26% em novembro e registra desempenho de 1,40% em 12 meses. O cenário central para a construção dos temas e posições explorados pelo Fundo foi mantido ao longo de novembro. A visão está baseada nos impactos positivos para os ativos de risco gerados pelos “extraordinários” estímulos fiscais e monetários ao redor do mundo e, como consequência, a manutenção do ritmo de retomada da atividade econômica global e local. Na visão da Equipe de gestão, a combinação dos estímulos – o chamado “efeito TINA” (There Is No Alternative), se sobrepõe aos eventos que ditariam os rumos dos ativos em situações normais de mercado – como exemplo, destaque para as eleições presidenciais nos EUA e as novas ondas da pandemia de Covid-19.
Por quê escolhemos esse fundo: O MZK DINÂMICO FIC FIM pode ser uma ótima opção para você investidor que deseja diversificar em ações, commodities, juros e moedas!
O fundo conta com uma equipe de gestão com vasta experiência em grandes bancos como HSBC
Panorama Mensal: O Tropico SF2 cash teve rentabilidade positiva de 0,2% no mês de novembro, representando 122% do CDI. No ano o fundo acumula 3,2% equivalente a 122,5% do CDI.
Por quê escolhemos esse fundo: O resultado de uma gestão tática do Tropico SF2 Cash em equilibrar caixa, LFs e termo, faz com que os resultados sejam constantes independente do cenário observado.
Panorama Mensal: O resultado obtido pelo fundo no mês de novembro foi de 0,1%, e não refletiu o bom carrego dos ativos, por conta do descasamento do DAP. Todas as debêntures indexadas ao IPCA são “hedgeadas” via DAP (Contrato Futuro de Cupom de IPCA). O carrego dos ativos, principalmente da parcela indexada a índice de preços, somado a alguns fechamentos tímidos dos spreads de crédito no mercado secundário poderiam ter sido melhor refletidas no fundo.
Esse descasamento é uma dinâmica que ocorre naturalmente pois os derivativos que usamos para fins de hedge na parcela das carteiras indexadas à IPCA, são corrigidas pelo índice do mês corrente e alguns ativos na sua modelagem inicial e contratos,utilizam o índice com defasagem normalmente de um mês. Essas distorções se corrigem no curto prazo e boa parte dessa “volta” será sentida nas rentabilidades dos próximos meses.
Por quê escolhemos esse fundo: O fundo é composto por ativos financeiros de renda fixa, sendo que a maior parte deve ser aplicada em debêntures de infraestrutura.
Panorama Mensal: O fundo teve rentabilidade positiva de 0,2% no mês de novembro, representando 122% do CDI. No ano o fundo acumula 2,9 % equivalente a 114% do CDI.
Por quê escolhemos esse fundo: O fundo consiste em aplicar a maior parte de seu patrimônio líquido em cotas de fundos de investimentos buscando por meio de uma gestão ativa oportunidades de investimentos no mercado financeiro e de crédito.
Panorama Mensal: O Fundo Artesanal FIC FIM obteve rentabilidade de 0,05%, representando 30% do CDI no mês e um acumulado de 136% do CDI no ano de 2020.
Sobre o book de Títulos Públicos: houve a venda de um pedaço das LFT`s com vencimento 2026 e aplicação em LTN casada, com vencimentos para 2022/2024. Mesmo com essa alteração, até meados do mês os Títulos apresentaram rendimento negativo, resultando em uma pequena perda, e não gerando acúmulo de CDI para o Fundo nessa posição, contribuindo de forma negativa próximo a 10 bps. As Arbitragens seguiram rendendo frutos, mesmo com o mercado em tendência de alta no decorrer dos pregões. Quanto as Operações de Financiamento com Opções há uma pequena parcela aplicada em dois ativos e foram aumentadas de forma significativa todas as demais posições: Long&Short, Special Situations e as operações de Holding`s.
No book de Long&Short, foi montada posições no setor financeiro e varejo, devido ao forte fluxo em alguns papéis, percebendo algumas distorções e má precificação em alguns casos. Foi encerrada as posições em petróleo e gás, comercio e distribuição, e etanol, e em contrapartida, aumentou-se a posição em Unidas vs. Localiza, a estimativa do mercado é de que o deal saia em final de 2021 (sem, ou com poucas restrições do CADE), o desconto hoje está em torno de 13%.
Nas operações de Holding`s, a gestora continua ativa em quase todos os pares, gerando benefícios nas operações de curto prazo, com destaque para Itausa vs. Investidas, Bradespar e Metalúrgica Gerdau, nas posições de longo prazo mantém-se apenas Itausa, próximo a 24% de desconto.
Por quê escolhemos esse fundo: O Artesanal FIC FIM, um dos fundos da Artesanal Investimentos, possui uma gestão ativa explorando oportunidades de operações no mercado financeiro, tais como, arbitragem com Ações, Futuros e “ETF’s”, “Long&Short”, Financiamento de Termo, Reversão e Financiamento com Opções, dentre outras estratégias.
Panorama Mensal: O fundo apresentou rentabilidade positiva de 13,75% enquanto o índice de Small Caps, SMLL subiu 16,64% em novembro. Entre os destaques positivos estão as ações : BRFS3 (2,60%), TPIS3 (2,25%), CMIG4(1,33%), UGPA (1,08%) e SGPS3 (0,89%). O único ativo que apresentou performance negativa na carteira foi BRKM5 (-0,01%).
Por quê escolhemos esse fundo: O fundo MAPFRE FI AÇÕES SMALL utiliza a análise fundamentalista, visando identificar empresas com excelência em sua gestão empresarial e que apresentam potencial de crescimento futuro e, consequentemente, alto potencial de valorização de seus ativos em bolsa.
Panorama Mensal: O fundo teve rentabilidade positiva de 2,48% enquanto o CDI do período acumulou 0,15%. Entre as contribuições positivas relevantes estão: book de ações (2,80%), operações com futuros (0,42%). Os ativos voltados para o exterior contribuíram negativamente para a performance do fundo (-0,32%).
Por quê escolhemos esse fundo: O Mapfre Inversion FIM já ganhou inúmeras premiações pela excelência em gestão de risco e retorno. É um fundo que tem investimentos no mercado doméstico e externo, tanto em ações quanto tesouro, além de operações estruturadas em opções.
Panorama Mensal: O fundo apresentou retorno positivo no mês de 4,20% representando 2811% do CDI (benchmark do fundo), capturando boa parte da alta da bolsa. As posições direcionais foram as principais responsáveis pela performance, mas neste mês as posições setoriais tiveram contribuição relevante com os ganhos na posição comprada em Shoppings. O book de trading obteve retorno positivo. Houve o aumento da exposição liquida do fundo, dado a recente melhora do cenário global, porém ainda sem grande convicção. A gestora acredita que ainda estamos em um momento de baixa visibilidade e excesso de liquidez, onde a volatilidade tende a continuar bem acima da média.
Por quê escolhemos esse fundo: Entre os 3 fundos da gestora, o NEST ABSOLUTE RETURN FIM é o fundo multimercado que tem uma carteira diversificada, investindo em ações, índices/ETFs, renda fixa, opções e mercado futuro.
Panorama Mensal: O fundo apresentou retorno positivo no mês de novembro de 12,18% contra o IDIV (benchmark do fundo) apresentou 14,40%. No ano o fundo acumula 5,59% enquanto IDIV -9,12%. Muitos setores contribuíram positivamente para este desempenho: Agronegócio (+3,88%), Concessão e Energia (+3,51%), Químico (+3,06%) e Industrial (+2,22%). O setor que pesou negativamente na performance do fundo foi o de Óleo e Gás (-0,03%).
Por quê escolhemos esse fundo: O fundo é composto por ações de histórico consistente de distribuição de dividendos e/ou juros sobre o capital próprio e que possuam potencial para no futuro remunerar seus acionistas.