Você sabe o que é preciso para ser um investidor qualificado? No mercado financeiro, esta expressão não tem necessariamente a ver com saber investir, mas com o valor das aplicações financeiras de uma pessoa física ou jurídica. A seguir, veja quais são as especificações que fazem parte de um investidor qualificado.
Para entender o que é um investidor qualificado, primeiro, é preciso saber a definição de investidor. Trata-se de uma pessoa que aplica dinheiro em algum título ou ativo financeiro visando conquistar lucro.
Existem diversos tipos de investimentos no mercado financeiro, como aplicações de renda fixa, renda variável, ações, entre outros. Para escolher o ideal, você deve conhecer seu perfil de investidor e saber quais oportunidades mais se alinham aos seus objetivos.
Então, o que é um investidor qualificado? Veja quais tipos de investidores qualificados existem abaixo.
Portanto, é possível ser um investidor qualificado sem ter um milhão de reais em aplicações, contato que se encaixe nas descrições citadas acima. A certificação pode ser útil para comprovar que o investidor possui qualificação para atuar com investimentos.
A Comissão de Valores Mobiliários é uma organização fundada em 1976 com a finalidade de fazer a fiscalização, a regulação e o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários. Portanto, é responsável por regulamentar investidores e produtos de investimento, como ações, fundos, entre outros. Além disso, emite certificações de investidor qualificado.
Portanto, a CVM garante a fiscalização da transparência e do devido cumprimento das normas do mercado por parte das instituições financeiras. Um bom exemplo é garantir que essas instituições informem o tipo de fundo disponível para investimento, além de taxas e demais informações importantes.
Após entender melhor como a classificação de um investidor qualificado funciona, saiba que há mais de um caminho para conseguir essa qualificação. Veja mais detalhes sobre cada alternativa a seguir.
Como vimos, um dos caminhos para qualificar-se é tendo o valor de mais de R$ 1 milhão investidos em aplicações. Nesse caso, é preciso solicitar um termo de Investidor Qualificado ao banco de investimentos e preenchê-lo com os dados necessários.
Dessa forma, será possível comprovar sua condição e receber a autorização para negociar ativos que exijam esse tipo de classificação. Vale lembrar que essa comprovação serve para demonstrar que o investidor possui esse valor em aplicações, além do conhecimento para negociar ativos mais restritos.
Outra dica sobre como se tornar um investidor qualificado é fazer o exame de qualificação aprovado pela CVM. O exame técnico tem a finalidade de garantir que apenas investidores qualificados tenham acesso a aplicações mais complexas e com mais riscos.
O teste aborda temas como legislação financeira e de investimentos, além de informações detalhadas a respeito de fundos e alternativas de proteção do capital. Será necessário tirar uma pontuação mínima para obter a qualificação, além de cumprir algumas especificações de manutenção, conforme o tipo de competência solicitada.
Se você se interessa por investimentos e quer se manter atualizado sobre as novidades do mercado financeiro, conte com a Nova Futura! Acesse nosso canal no YouTube e confira vídeos com conteúdos explicativos, além de atualizações sobre investimentos.