Como ganhar na crise: Swing Trade X Coronavírus!

Tempo de leitura: 3 min.

É notável que vivemos um momento ímpar em nossas vidas, não só no mercado financeiro, mas em nosso cotidiano. Comércios fechados, educação à distância, home office, pessoas em casa. As palavras quarentena e isolamento social passaram a fazer parte do dia a dia. Nas redes sociais, a hashtag #ficaemcasa é uma das mais populares. Na economia? Expectativa de recessão e queda no PIB mundo a fora. Vivemos uma crise mundial, causada por um inimigo invisível, que está desafiando autoridades e a população ao redor do mundo. E nesse cenário tão desafiador, podemos ainda pensar: como ganhar na crise?

A bolsa de valores

Você já deve ter ouvido aquela frase: a bolsa sobe no boato e cai no fato, ou vice-versa. O momento atual, por mais que seja algo totalmente novo para o mercado, não deixou de seguir essa máxima. Enquanto o vírus ainda não havia se espalhado no Brasil e ainda estávamos registrando o primeiro caso, a bolsa de valores teve dias intensos de queda. O Ibovespa (principal índice do mercado brasileiro) chegou a cair mais de 45%, se contarmos a partir do dia 26 de fevereiro (quando a queda mais intensa começou) até 19 de março, onde por enquanto teve sua mínima registrada.

Durante esse período, o Ibovespa chegou a acionar seis circuit breakers, mecanismo de proteção da B3 quando a bolsa atinge determinados  limites de queda.

E como ficam as operações de swing trade nesse cenário?

O swing trade nada mais é do que um tipo de operação onde buscamos nos aproveitar da oscilação de curto/médio prazo no mercado de ações, almejamos lucrar no famoso “zique-zague” da bolsa de valores. Para obter essas oportunidades, a análise gráfica, também conhecida como análise técnica, é o melhor critério para tomar a decisão de comprar ou vender um ativo.

Contudo, nesse cenário turbulento, tendo a crise do coronavírus como centro do foco dos investidores, a volatilidade tomou conta do mercado. Isso significa que tivemos oscilações intensas de preço, em níveis onde até mesmo as operações de curto e médio prazo, se tornam desafiadoras. Isso porque após esse movimento de pânico, os gráficos das ações demoraram para voltar a formar padrões interessantes para buscarmos oportunidades e, mesmo quando se formam, por muitas vezes os stops estão caros e os rompimentos estão esticados.  

E você pode estar se perguntando, mas também não é possível ganhar com a queda dos preços? Sim, é possível! No caso do swing trade, precisamos alugar as ações para poder vendê-las e ganhar com a queda, mas após o movimento intenso de baixa dos ativos, muitos ficaram “esticados” e , no swing trade, o ideal é tentar pegar o início de um movimento de tendência dos preços.

Afinal, como lucrar?

Uma das principais vantagens do swing trade é que não precisamos estar posicionados a todo momento, ou seja, estar comprados ou vendidos em um ativo todos os dias. Podemos aguardar ocasiões mais propícias para realizar as operações com técnica e racionalidade. Isso significa que não precisamos estar posicionados no meio do fogo cruzado vendo nossas ações perderem valor. Por isso, é importante tentar manter sempre a frieza, respeitar o gerenciamento de risco e de capital, para poder enxergar com maior racionalidade as oportunidades assim que elas surgirem. E aí vem a notícia boa: elas irão surgir! Aliás, já estão surgindo!

Independente da técnica utilizada, não podemos adivinhar onde está o “fundo” do mercado ou se já estamos vivendo um momento de recuperação dos preços dos ativos e retomada da tendência de alta, a incerteza ainda está presente. O que importa é que já temos oportunidades aparecendo nos gráficos das ações e, ainda com cautela, pois a volatilidade continua forte, podemos tentar aproveitar essas oportunidades. Tanto em possíveis movimentos de alta, quanto de baixa.

O mais interessante é que com a análise gráfica podemos acompanhar de perto o movimento dos preços, para tentar lucrar quando a conjuntura é favorável e quando nossa técnica nos mostra o momento ideal para as entradas. E é nesse ponto que precisamos ter o diferencial para ganhar na crise: conhecimento! Ter uma técnica, gerenciamento de risco e de capital.

O que eu preciso saber?

É importante destacar que é necessário ter o básico conhecimento sobre o mercado de ações para poder tentar ganhar na crise e fora dela. Para te ajudar nessa, a Nova Futura oferece uma plataforma com diversos conteúdos educacionais que podem te ajudar a ampliar seus conhecimentos durante a quarentena, com cursos gratuitos, cursos pagos e excelentes combos preparados para você! Acesse agora.

E você não está sozinho!

Aqui na Nova Futura, nossos clientes podem ter acesso a recomendações de compra e venda de ativos para swing trade diretamente em seu e-mail! E ainda temos a sala ao vivo, realizada por meio de nosso canal do youtube, a qual você pode acessar diariamente das 9h às 17h e aproveitar para tirar dúvidas, acompanhar a análise e recomendações de analistas certificados e interagir com outros traders e investidores. É uma oportunidade para aprender ainda mais e não se sentir sozinho em suas operações.

Por fim, te desejo excelentes investimentos. Bora ganhar na crise!

Quer abrir sua conta gratuitamente na Nova Futura? Então, clique aqui!

Deixe um comentário