Blog Nova Futura

Como funciona o mercado de ações? | Nova Futura

Written by Nova Futura | 13/08/2021 03:00:00

Para muitas pessoas, investir em ações é considerado uma prática que somente investidores experientes executam, mas não é bem assim. Afinal, a Bolsa de Valores (B3) está aberta a todos os públicos maiores de 18 anos. Para começar a investir, primeiro, é necessário entender como funciona o mercado de ações.

O mercado de ações é o local no qual são negociados os ativos de várias empresas. Seja para colocar ações à venda ou comprar títulos privados, é aí que você poderá analisar todas as informações e fazer a sua oferta.

Porém, como esse é um lugar no qual são negociados ativos de renda variável — maior risco e alta rentabilidade —, entender o que é mercado de ações e como funciona vai além de saber a definição. Afinal, quanto mais você souber, maiores serão as chances de realizar projeções de valorizações que venham a se concretizar. 

Você tem interesse em transformar os seus investimentos em uma renda passiva? Leia o conteúdo abaixo e confira como funciona o mercado de ações para adicionar esses ativos de renda variável à sua carteira.

Entenda o funcionamento do mercado de ações

A princípio, o mercado de ações para iniciantes pode ser difícil de entender, mas, na prática, torna-se mais simples. Isso porque esse local funciona como um intermediador entre empresas e investidores na compra e na venda de ações.

Mesmo que a abertura do mercado de ações tenha um horário estabelecido — 9h30min até 18h —, em geral, as operações ocorrem por meio de uma plataforma chamada Home Broker, que facilita o acesso dos investidores aos ativos. Assim, quando quiser investir, você poderá realizar as negociações em casa e pela internet.

Porém, essa não é a única instituição envolvida no mercado de ações. A seguir, nós, da Nova Futura, listamos as principais entidades envolvidas na compra e na venda de ativos privados.

Negociação

Toda a negociação de compra e venda de ações é realizada por meio da Bolsa de Valores do Brasil, ou seja, é nesse lugar que você encontra os ativos que pretende negociar, mantendo a segurança de todos os processos. 

Na B3, ocorrem as listagens de ações, por exemplo, assim como o registro, a compensação e a liquidação tanto de compras quanto de vendas de títulos privados. Inclusive, nesse local, também é possível encontrar informações privilegiadas sobre o mercado.

Regulamentação

Outra entidade envolvida no funcionamento do mercado de ações é a Comissão de Valores Monetários. A CVM é a autarquia responsável por fiscalizar, disciplinar e desenvolver os valores mobiliários no mercado.

Inclusive, essa entidade recebe a função de determinar como funciona o mercado de opções de ações, ou seja, contratos que dão direito ao titular de comprar e vender determinados ativos em uma data posterior.

Intermediação

Você sabia que as ações não são negociadas diretamente na B3? Isso porque, para começar a negociar seus ativos, será necessária uma instituição que assuma o papel de intermediador, ou seja, as corretoras, como a Nova Futura.

Somos uma das principais corretoras independentes e certificadas pelo mercado financeiro. Trabalhamos há mais de 37 anos oferecendo oportunidades de investimentos rentáveis. 

Ativos disponíveis na Bolsa de Valores

Além das ações, é possível encontrar outros tipos de ativos, como, por exemplo, o mercado de opções, fundo de investimentos e fundo de índices — Exchange Traded Funds (ETF) —, ou seja, cotas de ativos que replicam os rendimentos de índices de referência, como a inflação.

Custos de investir no mercado de ações

Além de conhecer como funciona o mercado de ações e a que horas abre o mercado de ações, para começar a investir, é necessário pôr os custos na ponta do lápis. Isso porque, para ter lucro, os rendimentos precisam ser superiores aos gastos, que são:

  • corretagem: é a taxa cobrada pela corretora para agir como intermediária das negociações do mercado de ações;
  • imposto de renda (IR): este é um custo aplicado aos investidores que tiveram rendimentos superiores a R$ 20 mil no mês, sendo incidido um percentual de 15% ou 20%, caso seja day trader;
  • emolumentos: são as taxas cobradas pela B3 em cima de cada compra e venda de ações.

Conte com a Nova Futura para começar a investir em ações

Agora que você já sabe como funciona o mercado de ações, o próximo passo é começar a aplicar o seu patrimônio. Para isso, conte com a nossa plataforma, que possui uma equipe de especialistas preparados para te assessorar.