Como escolher uma carteira recomendada para longo prazo

Tempo de leitura: 4 min.

Para quem está iniciando a trajetória de investidor na Bolsa de Valores, pode parecer difícil escolher as melhores ações de acordo com seu perfil. Por isso, nesse momento, uma boa estratégia é contar com o auxílio de especialistas que montam carteira de ações recomendadas para longo prazo. 

Nesse sentido, eles fornecem a tese de investimento de cada empresa do portfólio e explicam a razão de investir em cada uma das ações. Porém, como identificar que determinada Carteira Recomendada é voltada para o longo prazo? Vamos explicar isso neste texto. 

O que é uma Carteira Recomendada? 

Inicialmente, trata-se de um grupo de ações selecionadas por especialistas, que podem estar tanto em corretoras ou bancos quanto em casas de análise, que não necessariamente oferecem serviços financeiros. A ideia é que cada papel dessa carteira de ações tenha uma tese por trás, ou seja, uma explicação do analista.

No mercado, podemos encontrar carteiras de uma semana, quinze dias e um mês, dependendo do perfil de investidor voltado. Com isso, conforme o período definido, as ações passam por uma reavaliação e podem ou não estarem na seleção seguinte. 

Por isso, são ótimas formas de iniciar a jornada como investidor. Além de contarem com o auxílio de especialistas, elas oferecem conteúdos mais aprofundados de cada empresa. Se você tiver mais dúvidas, pode acompanhar este vídeo sobre a Carteira Recomendada da Nova Futura. 

Como identificar a carteira de ações recomendadas para longo prazo?

A primeira questão é identificar o tempo determinado para as recomendações. Como falamos, há diversos tipos de prazos para as carteiras. Quando pensamos em investimento de longo prazo, o ideal é que não haja tantas trocas de papéis em uma semana, por exemplo. 

Outra forma é levar em conta as análises dos especialistas para cada ação da carteira. Investimentos de longo prazo são caracterizados por um bom entendimento do cenário econômico e dos planos de cada companhia, justamente porque a ideia é se tornar sócio da empresa e entender a fundo os negócios dela. 

Dessa maneira, as carteiras de ações recomendadas são boas opções para os investidores que visam o longo prazo porque podem trazer mais confiança na hora de investir. Com a ajuda dos analistas, essa também é uma forma de tentar rentabilizar melhor os investimentos, já que eles podem identificar oportunidades fora do seu radar. 

Tipos de Carteiras Recomendadas

Como o foco das Carteiras Recomendadas é a diversificação, há opções para todos os gostos, desde empresas de crescimento, usando companhias mais jovens, como as ações para longo prazo, que costumam pagar dividendos, até de fundos imobiliários. Listamos algumas das principais modalidades desse produto abaixo. 

Carteira de ações

A carteira de ações recomendadas é a modalidade mais conhecida, até porque é um mercado com muitos detalhes e possibilidades que tem atraído cada vez mais a atenção de novos investidores. Por isso, é essencial contar com o auxílio de analistas que identifiquem as melhores oportunidades. 

Como falamos, além das recomendações, os investidores acessam os critérios dos analistas e as avaliações de cada empresa. Entre os tipos mais comuns de carteiras de ações, estão as de empresas de crescimento, chamadas small caps, companhias sustentáveis e tecnologia. 

Carteira de dividendos

Outro tipo bastante conhecido é a de dividendos, que foca no recebimento da parcela dos lucros das empresas que compõem o portfólio. Muitos investidores gostam desse tipo de investimento por ele oferecer algum tipo de pagamento recorrente, sendo uma excelente estratégia para quem está buscando ganhos a longo prazo.

Nesse tipo de carteira, é perceptível que o principal não é a valorização dos ativos, que eventualmente até pode acontecer, mas o pagamento de dividendos. Sendo assim, o geral leva em consideração a qualidade dos ativos, por isso, comumente, traz companhias mais consolidadas. 

Carteira de fundos imobiliários

Uma seleção também bastante comum é a de fundos imobiliários, uma classe de ativos diferentes de ações. Como o nome diz, são fundos de investimento voltados para o mercado imobiliário. A diferença é que eles possuem cotas negociadas em bolsa de valores, assim como as ações. 

Chamados de FIIs, são excelentes opções para quem busca a liberdade financeira, já que são obrigados, por lei, a distribuir rendimentos todos os meses, como se fossem aluguéis. A grande vantagem é a isenção de imposto de renda nesses pagamentos.   

Se você quiser conhecer mais sobre o mercado de fundos imobiliários, leia este artigo que preparamos.

Invista junto da Nova Futura

Agora que você já sabe o que é uma carteira de ações recomendadas para longo prazo, é possível começar a investir com muito mais segurança e confiança. Para isso, conte com a Nova Futura, tricampeã no ranking Exame (entre 2018 e 2020), com uma das maiores rentabilidades do mercado. 

Você pode tirar todas as suas dúvidas sobre como investir na nossa carteira neste vídeo, em que explicamos o passo a passo. A ideia da seleção é encontrar ativos diversos e promissores, unindo rentabilidade e diversificação. 

Mantenha-se atualizado sobre nossos conteúdos e produtos inscrevendo-se no nosso canal no YouTube para receber todos os materiais em primeira mão. 

Deixe um comentário