Comissão especial tem protagonismo no pregão de hoje

Tempo de leitura: 2 min.
  • A leitura do relatório do deputado Samuel Moreira na comissão especial da Câmara é o evento mais importante do pregão. Hoje ainda os governadores devem continuar as negociações sobre o texto e a participação dos estados. A reunião está prevista para as 10:30 hs na casa de Rodrigo Maia, segundo a jornalista Rosa Riscala. O encaminhado da questão hoje pode definir o conteúdo e o cronograma da reforma para as próximas semanas.
  • Ontem as expectativas Focus mostraram mais uma queda no PIB para 2019, a 18ª seguida. A mediana está em 0,85% e a nossa estimativa tem teto nos 0,75. A atividade do segundo trimestre é decisiva para o PIB anual, perdendo em importância apenas para o quarto trimestre de 2018 e para o primeiro de 2019. Um número negativo no trimestre de abril a junho coloca o país tecnicamente em recessão. Vale lembrar que os PIBs do quarto trimestre de 2018 e o primeiro de 2018 foram de + 0,1% e -0,2%, mostrando que a atividade econômica do país está estagnada.
  • O IBGE divulgou a produção industrial de maio em queda – 0,2% e, no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, – 0,7%. O destaque foi a categoria de bens de consumo, que caiu 1,8%, com -1,4% para os bens duráveis e -1,6% para os semiduráveis. O IBGE destaca a recuperação da indústria extrativa, que subiu 9,2%, depois de cair 25,6 % nos meses anteriores, refletindo o desastre de Brumadinho. O indicador mostra que a indústria continua em queda, depois de ensaiar uma recuperação após a greve dos caminhoneiros.
  • No exterior, após a euforia inicial com a trégua na guerra comercial EUA x China, o mercado voltou a ficar mais cauteloso após D,Trump sinalizar que poderá taxar US$ 4 bilhões em importações europeias, mostrando que a prática de “taxar para conquistar” continuará na mesa do presidente. Os futuros dos índices acionários estão em queda, ainda que modesta. Os futuros do S&P500 e do Nasdaq estão caindo -0,1%. O spread entre os juros de 3 meses e dez anos está em -13 bps e os juros para dez anos dos títulos do tesouro alemão estão em -0,34% aa.

Deixe um comentário