Carteira de investimento para iniciantes: o caminho mais seguro

Tempo de leitura: 3 min.

Desde que a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, chegou ao nível histórico de 2%, o mercado de renda variável ganhou novos adeptos. Hoje, são cerca de quatro milhões de CPF registrados na B3. No mercado, existem cada vez mais opções de carteira de investimentos para iniciantes.

Se você está começando agora no mercado financeiro, saiba que este texto pode te ajudar a entender quais investimentos para iniciantes fazem sentido para os seus objetivos pessoais. Vamos mostrar um passo a passo para te auxiliar nessa missão. 

O que é investimento? 

Você já ouviu que, para começar a investir, é preciso ter muito dinheiro? Esse é um dos maiores mitos do mercado financeiro. Na verdade, investir é um ato acessível a qualquer pessoa. Atualmente, você pode começar a investir no mercado financeiro de renda variável com menos de R$1. 

Mas, afinal de contas, o que é investimento? Quando falamos em mercado, de forma resumida, investimento é uma aplicação financeira com a possibilidade de retorno futuro. Portanto, quem investe aporta um dinheiro no presente com a expectativa de aumentar essa quantia em um determinado período. 

Passo a passo para investir 

Muita gente pergunta como começar a investir. Se você é uma dessas pessoas, saiba que é preciso ter uma corretora. Por meio dessa plataforma, você vai comprar ativos para compor a sua carteira de investimento. 

Na prática, você transfere a quantia de dinheiro que pretende investir da sua conta tradicional para essa corretora. Com esse dinheiro em caixa, você tem acesso a diversos produtos financeiros de renda fixa e variável. Depois disso, é só escolher quais ativos fazem sentido para o seu perfil de investidor e os seus planos para o futuro. 

Alinhe expectativas

Se a ideia de que é necessário muito dinheiro para investir é um mito, também não é verdade que você vai ficar rico de um dia para o outro. Promessas fáceis são chamativas, mas é justamente nesse caso que você precisa ficar mais atento.

Um jargão no mercado financeiro diz que “não existe almoço grátis”. Em outras palavras, para ter uma carteira de investimentos para iniciantes bem-sucedida, é preciso estudo e dedicação. 

Nesse sentido, não se esqueça de dois pontos importantes: primeiro, na maioria dos casos, o retorno financeiro acontece a longo prazo; e, segundo, investir é hábito. Ou seja, sempre separe uma quantia por mês, independentemente do valor,  para manter esse processo ativo. 

Para quem está chegando ao mercado, uma Carteira Recomendada para iniciantes pode ajudar. 

Dúvidas do Investidor! Carteira Recomendada

O que é uma Carteira Recomendada?

Uma Carteira Recomendada representa uma série de ativos escolhidos por profissionais experientes do mercado. Ela tem um racional que embasa a decisão e justifica os papéis selecionados. Por exemplo, é comum encontrar casas de análises que divulgam uma Carteira Recomendada no início de cada mês. 

Na prática, isso significa que os especialistas que formam essa carteira de investimentos para iniciantes entendem que os ativos escolhidos vão performar bem nesse determinado mês. Depois de 30 dias, esses profissionais avaliam se mantêm ou não essas ações no período seguinte. 

Existem diversos tipos de carteira de investimento. No caso de jovens investidores, analistas de mercado desenvolvem um portfólio específico, com ativos que tenham volatilidade mais baixa, evitando o risco para preservar o capital do cliente que está conhecendo esse universo da renda variável  agora. 

Detalhando a Bolsa de Valores

Se você está montando uma carteira de investimentos, precisa entender o que é e como funciona a Bolsa de Valores. A explicação é simples: trata-se do ambiente no qual são negociadas as ações das companhias brasileiras que têm capital aberto. 

Em poucas palavras, as empresas selecionadas em uma carteira de investimentos para iniciantes vendem ações para se capitalizarem e dar início a novos projetos de expansão com dinheiro em caixa. 

Quem compra uma ação de uma empresa se torna sócio dessa companhia. Quanto mais ações de uma companhia você tem, maior é a sua representatividade nessa sociedade. A compra e a venda de ações são organizadas pela Bolsa de Valores do Brasil, a B3. 

Reserva de emergência

Independentemente do tempo que você está no mercado financeiro, uma lição não pode ser esquecida: reserva de emergência. Ou seja, tenha uma aplicação com liquidez imediata. 

Isso é fundamental caso você enfrente algum imprevisto ou encontre uma boa oportunidade de investimento. Esse valor deve ficar em uma aplicação segura, com baixa volatilidade. A falta de uma reserva de emergência compromete o seu futuro e prejudica sua carteira de investimentos para iniciantes. 

Esse cuidado financeiro pode te ajudar a evitar muitas dores de cabeça, mas não se confunda: a reserva de emergência deve ser usada apenas em casos especiais, em vez de dificuldades corriqueiras do dia a dia. Caso contrário, ela perde o propósito de existir. 

Continue aprendendo com a Nova Futura

Agora que você já aprendeu como fazer um investimento inicial, continue descobrindo conceitos e novidades do mercado financeiro que vão te ajudar a ampliar seus ganhos. 

Não deixe de acessar o canal do YouTube da Nova Futura. Todos os dias, o nosso time de especialistas publica conteúdos novos, que facilitam a sua vida no mercado financeiro.

Deixe um comentário