Blog Nova Futura

B3, Cogna e outras | Nova Futura

Written by Nova Futura | 20/10/2023 19:13:15

O primeiro pregão do ano no Brasil foi de forte alta, com o Ibovespa subindo 2,53%, para 118.573 pontos, puxado pelo bom humor internacional com avanços nas negociações entre EUA e China, mas nesta sexta-feira as bolsas no exterior passaram para o vermelho devido à escalada de tensões entre os Estados Unidos e o Irã. O clima de apreensão fez o petróleo subir na madrugada – o WTI para fevereiro e o Brent para março saltaram mais de 4% -, o que pode ter reflexos no mercado de ações no Brasil, principalmente na Petrobrás.

Além disso, sobre a estatal, a Coluna do Broadcast revelou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve se desfazer de sua fatia de 10% das ações ordinárias (com direito a voto) por meio de uma oferta subsequente (follow on) no dia 04 de fevereiro, quando está marcada, no cronograma preliminar, a precificação do papel na operação. O roadshow está previsto para 22 de janeiro. A fatia de ações ordinárias detidas pelo banco de fomento vale cerca de R$ 24 bilhões.

B3

Depois de anunciar mudanças em seu modelo de tarifação, que levaram a ação da empresa a fechar em alta de 5,78%, a B3 espera progressos nas discussões junto ao governo federal para a simplificação da cobrança de imposto de renda para os investidores de renda variável. Essa é uma demanda antiga do mercado e visa ajudar a popularizar os investimentos em ações no Brasil, que vem crescendo na esteira dos juros mais baixos, segundo o presidente da B3, Gilson Finkelsztain. Ele afirmou que a Iniciativa de Mercado de Capitais (IMK), grupo lançado pelo governo ano passado, já vem se debruçando sobre esse tema e a expectativa, assim, é que esse assunto evolua ao longo do ano.

Cogna

Ontem, a maior alta do mercado à vista foi Cogna (ex-Kroton), de 6,74%, após reestruturação societária. Na reorganização, a Saber deixou de ter participação societária na Somos Sistemas e a Cogna passou a ser titular direta da totalidade do capital. Também influi sobre as negociações a notícia de que a empresa de educação sinalizou intenção de realizar oferta inicial de ações na Bolsa de Nova York de sua subsidiária Vasta Educação.

Santander

Conrado Engel, que chegou a ocupar uma vice-presidência no Santander Brasil, apresentou nesta semana pedido de renúncia à cadeira no conselho de administração do banco. Ele fazia parte também do Comitê de Riscos e Compliance. Não foi anunciada a substituição de Engel.

O Santander também anunciou a exoneração de José de Paiva Ferreira do cargo de diretor vice-presidente executivo sênior. Ele permanece no conselho de administração. Para o seu lugar, foi nomeado Ede Ilson Viana.

Eletrobras

Em meio à preocupação com o cronograma da privatização, Eletrobras chama a atenção de investidores com a aprovação da incorporação da Eletrosul pela CGTEE, conforme previsto no Plano Diretor de Negócios e Gestão de 2019 a 2023. A empresa resultante passa a ser denominada CGT Eletrosul – Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil.

Via Varejo

Em forte alta há um ano, com mais de 170% de valorização em doze meses, a Via Varejo vem chamando a atenção de analistas fundamentalistas, por conta da gestão de Michel Klein, como mostrou a Especial do Broadcast, quanto de grafistas, com sugestões de pontos de entrada em operações de “swing curto”, com frequentes recomendações.

FONTE: AE BROADCAST