Quer descobrir como fazer seu dinheiro render? Pois saiba que além de uma boa administração financeira, é essencial escolher boas opções de investimento que vão trazer os retornos esperados.
Então, se você tem interesse nesse mercado, esse artigo é para você! Isso porque a Nova Futura preparou um conteúdo completo para lhe ajudar a crescer seu patrimônio e ter excelentes dicas de investimentos.
Confira com a gente e boa leitura!
O rendimento do seu dinheiro exige boas práticas financeiras
Não é possível responder a pergunta “como fazer dinheiro render?” sem citar que é necessário investir. Ou seja, não adianta ser capaz de reservar uma parte do que você ganha ou possui se não souber como multiplicá-lo.
Isso porque, há fatores como inflação, planejamento inadequado ou mesmo emergências que podem comprometer qualquer boa prática financeira.
Por isso, é essencial se organizar para conseguir manter parte da sua renda disponível para o rendimento. Confira dicas ótimas que vão lhe ajudar a administrar o seu dinheiro.
Tenha um cronograma dos seus hábitos financeiros
Ter controle sobre o seu dinheiro é algo essencial para fazê-lo render. Por mais que você não repare, sem um acompanhamento você pode acabar gastando mais do que planejava e de forma descontrolada.
Por isso, uma boa dica é utilizar uma planilha de gastos para ter uma noção clara de como seu dinheiro está sendo gasto.
Na planilha, você pode visualizar facilmente o que deve ser pago, o que pode ser cortado e quanto será capaz de economizar.
Defina um teto de gastos
Contar com um teto de gastos é outra forma útil de poupar seu dinheiro. Assim, você define o quanto poderá gastar durante o mês, considerando todas as despesas fixas e variáveis.
A própria planilha de gastos, que já mencionamos, é um acessório ideal para lhe ajudar a ter noção e controle sobre seu dinheiro.
Por meio dela, você saberá em quais áreas poupar, não terá gastos excessivos no cartão de crédito e poderá administrar a renda ao longo do mês.
Estabeleça metas e objetivos para seu dinheiro
Além de guardar o dinheiro, também é preciso definir metas e objetivos para ele, criar um planejamento financeiro. Dessa forma, você se manterá focado no seu desejo principal e terá que se esforçar para poupar.
Por exemplo, se o seu objetivo é juntar um valor X até o final do ano, saberá que é preciso separar uma quantia mensal para chegar até lá. E claro, com total clareza de que precisa daquele dinheiro e ele servirá para algo maior.
Reserve mensalmente uma parcela do seu dinheiro para investimento
Para quem quer fazer o dinheiro render, além de poupar é preciso investir. Só assim, seu dinheiro continuará se valorizando, multiplicando e dando os retornos esperados.
Lembre-se que ao guardar o dinheiro em casa, por exemplo, a tendência é que ele se desvalorize de acordo com a inflação. Mas por meio dos investimentos, seu patrimônio poderá aumentar.
Como fazer seu dinheiro render? A dica é investir
Agora que você já sabe como poupar seu dinheiro, precisa entender a importância do investimento. Afinal de contas, é por meio das aplicações que você pode ter retornos positivos, multiplicando a quantia.
Ou seja, é interessante investir o dinheiro em alternativas que vão render juros, dividendos ou outras formas de remuneração. Com isso, a sua verba crescerá, se mantendo valorizada em relação ao mercado.
Assim, ao longo do tempo você pode adquirir muito mais estabilidade financeira, uma vez que seu dinheiro estará multiplicando. Por meio de investimentos constantes, seu patrimônio se mantém em crescimento.
E claro, essa estabilidade trará uma série de benefícios para você. É possível ter muito mais qualidade de vida, possibilidade de conseguir bens desejados, ter condições de fazer viagens, estudar e muito mais.
Ou seja, além de poupar seu dinheiro, procure uma forma de fazer com ele aumente e traga bons frutos. Ainda neste conteúdo, você poderá conhecer opções de investimentos bem vantajosas.
Quando um investimento pode ser considerado rentável?
Para realmente saber se o seu investimento é rentável, você precisa descobrir o seu ganho real. Ou seja, a rentabilidade que você obteve, quando considera o valor da inflação durante o período de aplicação.
Isso porque, a inflação afeta a moeda e diminui o poder de compra do dinheiro. Logo, com o passar do tempo, uma mesma quantia não é capaz de arcar pelos mesmos bens, como antes.
Um bom rendimento precisa estar além do impacto causado por essa inflação. Para descobrir, você pode comparar os resultados de rentabilidade da aplicação com o medidor oficial da inflação, ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Por exemplo, se sua aplicação rendeu 5% em um período, enquanto o IPCA chegou a 2%, o ganho real do investimento foi de 2,94%. Ou seja, o rendimento foi acima da inflação.
Investir é diferente de poupar: considere isso
Quando o assunto é como fazer dinheiro render, é essencial ressaltar a diferença entre poupar e investir. Por mais que eles andem lado a lado, os retornos podem ser bem diferentes.
Ao poupar, você realmente estará juntando uma certa quantia e evitando gastar com coisas desnecessárias. Mas, se isso não for bem aplicado, esse dinheiro será desperdiçado, já que não trará retornos.
No entanto, para conseguir investir, você precisa poupar dinheiro, para aplicá-lo em condições vantajosas. A grande diferença, é que o montante investido não estará parado e poderá gerar lucros.
Por meio do investimento, você pode receber juros em cima daquela aplicação, remunerações e muito mais. Com isso, seu dinheiro pode aumentar com o passar do tempo.
Quanto maior o risco do investimento mais amplo podem ser os lucros
Um detalhe importante que você deve saber sobre os investimentos são os riscos que existem nessas transações. Em qualquer investimento existirá riscos, que podem variar de acordo com sua natureza.
Portanto, ao aplicar o dinheiro, você precisa estar ciente que os preços dos ativos podem passar por altas e baixas, dependendo do mercado financeiro. Vários fatores podem impactar nesses investimentos.
E vale lembrar que os investimentos com riscos mais elevados, são aqueles que podem ter uma rentabilidade maior. Por isso, as opções de Renda Variável costumam ser tão atrativas.
Mesmo com riscos mais significativos, elas podem trazer ainda mais lucros para o investidor. No entanto, é preciso estar preparado para acompanhar o mercado e fazer as escolhas certas.
4 investimentos para 2022 que irão fazer o seu dinheiro render
Para quem quer saber como fazer o dinheiro render, trouxemos quatro dicas de investimento que são ótimas opções. Claro que no mercado existem várias alternativas, mas pontuamos as principais para você.
Assim, acompanhe conosco e conheça mais sobre cada uma delas, e já se prepare para investir naquela que for mais adequada com seu perfil e objetivos.
CDB
Quem busca compreender como fazer o dinheiro render e procura alternativas consolidadas no mercado, normalmente opta pelos CDBs.
Atualmente, o CDB é a alternativa mais comum para quem decide retirar seu dinheiro da poupança, porém possui perfil mais conservador em relação a riscos. Ele possui três categorias distintas:
- Prefixados: com taxa fixa de juros, definida na aplicação. Por exemplo, 8% ao ano;
- Pós-fixados: atrelam-se a determinado índice econômico. Por exemplo, 105% do CDI, Selic, IPCA ou outros;
- Híbridos: reúne os dois contextos acima, onde uma taxa fixa compõe parte do rendimento junto a uma taxa variável. Por exemplo, 5% ao ano + CDI.
Mercado de ações: como fazer dinheiro render em um mercado de renda variável
O mercado de ações é o local que reúne os ativos de diversas empresas e que facilita o contato entre essas instituições e os investidores. Por isso, é o ambiente que media esse contato e torna tudo possível.
Assim, saiba que os processos de compra e venda acontecem por meio da Bolsa de Valores. Na Nova Futura, você encontra várias informações sobre as empresas, suas ações e demais dados sobre o mercado.
De qualquer forma, para investir é necessário utilizar uma plataforma conhecida como Home Broker. A Nova Futura, conta com um time de analistas certificados que podem indicar diariamente as melhores ações para comprar/vender.
Ao investir nas ações de uma empresa, você se torna um sócio e pode lucrar de duas formas. Primeiro, é ao vender essas ações quando elas estão mais valorizadas, ou quando você tem direito aos dividendos da empresa, ou seja, parte dos lucros.
Ou seja, elas podem trazer bons retornos, mas por serem uma renda variável, que sofre com as oscilações do mercado, seus riscos são maiores. Por isso, são ideias para investidores que não se importam em arriscar.
Para investir, é preciso criar uma conta em uma corretora, como é o caso da Nova Futura. E claro, é ideal se preparar e estudar o mercado para fazer boas escolhas.
COE (Certificado de Operações Estruturadas)
COE é um produto que permite ao investidor alcançar altos retornos e, ainda assim, proteger o dinheiro investido.
Com investimentos a partir de 13 meses é possível ter acesso a mercados totalmente novos, anteriormente alcançados apenas pelos grandes investidores.
É possível investir nas maiores empresas do mercado global, além de oportunidades em commodities, câmbio e em juros.
Tudo isso em um único produto, o que gera benefícios fiscais para o investidor, que ainda conta com isenção de quaisquer taxas ou custos pela Nova Futura.
Esse tipo de investimento é indicado para investidores com perfil moderado e agressivo.
Super Strike: como fazer dinheiro render quando se tem um perfil agressivo ou moderado
Outra forma interessante de como fazer dinheiro render é por meio do Super Strike. Essa é uma operação estruturada que a Nova Futura oferece, e permite que você tenha altos lucros em um período curto de tempo.
Inclusive, você tem a chance de ganhar com a alta e a queda de ações. Logo, é um bom investimento para quem quer lucrar de forma rápida. Mas saiba que para isso, é ideal ter um perfil moderado ou agressivo, que não se importe tanto com os riscos.
Poupança é uma opção para realizar investimentos?
Não. Apesar de oferecer um rendimento mensal, a Poupança ainda é muito inferior para realmente ser vantajoso.
Inclusive, se compararmos com os níveis de inflação, em determinados momentos a poupança não traz uma valorização para seu dinheiro.
Para se ter ideia, em 2021, o rendimento da Poupança ficou em apenas 2,48%. Por outro lado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação foi superior a isso, chegando a 10,06%.
Para se aprofundar nas melhores opções de investimento e saber como fazer dinheiro render, não deixe de conferir o canal do Youtube da Nova Futura com as melhores recomendações mês a mês.
Faça seu dinheiro render na Nova Futura
Agora que você conhecer alguns dos investimentos que poderá fazer o seu dinheiro render, você precisa conhecer a Nova Futura.
A Nova Futura é uma corretora independente com quase 4 décadas e possui a Carteira Recomendada tricampeã no ranking Exame.
Por isso, é sua melhor escolha para descomplicar investimentos e fazer parte de uma plataforma segura, fácil e com atendimento personalizado.
Abra já a sua conta na Nova Futura e inicie seus investimentos com segurança e maior tranquilidade.
Deixe um comentário