A globalização é um fenômeno que possui como base no compartilhamento cultural, cooperação política e, principalmente, expansão econômica e comercial, em escala mundial. Apesar do termo ser recente, o processo em si ocorre há muito tempo na história. Na Bíblia, por exemplo, são citados os fluxos de comércio entre Israel e outros povos no período de 971 e 931 a.C sob o reinado de Salomão. Posteriormente, o Império romano, também ampliou sua zona de influência, além de buscar comércio com outras regiões do globo, se expandindo para além da Europa e da região do mediterrâneo.
Entre os séculos XV e XVII, houve ampliação da globalização, principalmente em termos econômicos, com o avanço das grandes navegações a partir da Europa. Entre os séculos XIX e atualmente, houve grande aumento do fenômeno, tendo em vista a ampliação de companhias multinacionais e avanço tecnológico. Contribuindo para que o processo não tenha apenas um viés econômico, mas também cultural.
No infográfico desta semana – que pode ser conferido clicando aqui-, é possível ver que recentemente, o processo de globalização cresceu muito após a Segunda Guerra Mundial e com o fim da política internacional bipolar, devido à queda da URSS. A única baixa considerável nesse processo foi durante a crise da década de trinta e no período entre guerras. Já nas seguintes, houve avanço considerável, até que a partir da crise da COVID-19 houve um retrocesso.
Os reflexos da pandemia
A crise ocasionada pela COVID-19 também gerou muita incerteza, por conta de suas características singulares quando comparada a outras mais recentes. As viagens também foram drasticamente reduzidas devido às políticas de distanciamento social. Além disso, para conter o avanço no número de infectados foi reduzida a ampliação do intercâmbio cultural, outro aspecto importante do processo de globalização.
Para que ela volte a crescer, o controle da pandemia afeito por intermédio da aplicação de imunizantes na população mundial e fim das medidas de isolamento social locais e globais são de suma importância, pois poderá fazer as economias voltarem a crescer e ampliará o fluxo de comércio e pessoas em todo mundo.
Por fim, ainda não investe com a Nova Futura? Então clique aqui e abra sua conta gratuitamente. Não deixe também de nos seguir nas redes sociais Instagram, Twitter, Facebook, Youtube e Tik Tok. Assim, você poderá ficar por dentro de tudo o que está acontecendo na mercado financeiro. Além disso, poderá conhecer nossos produtos, conferir conteúdos exclusivos e sorteios!
Autor: Matheus Jaconeli
Deixe um comentário