Olá Investidor! Hoje vamos falar sobre um tema que tem causado discussões acaloradas nas mídias sociais. Afinal, qual a melhor carteira recomenda de ações do Brasil?
A princípio várias Corretoras e analistas independentes defendem esse Título. Mas quem elege a melhor carteira?
Atualmente temos dois grandes portais que fazem a suas eleições, assim sendo o Valor Econômico e a Exame.
Nos tópicos abaixo, vamos explicar a metodologia de cada um deles para definir a melhor carteira recomendada de ações.
“A Carteira Valor é formada pelas 10 ações mais recomendadas pelas corretoras participantes, desse modo elas são selecionadas a partir da indicação mensal de cinco papéis por instituição. Então, em caso de empate, prevalecem as ações com maior volume financeiro médio em bolsa, no período de 90 últimos dias úteis encerrado no fim de cada mês. O rendimento é calculado mensalmente com base na variação média simples das ações. Portanto as indicações não consideram diferentes pesos para cada papel.”
“A cada mês, as casas consultadas enviam a EXAME um portfólio contendo 10 ações e seus respectivos pesos.
Ou seja, todas as carteiras terão a mesma quantidade de ações para permitir uma comparação de desempenho mais justa. Os papéis indicados no início de cada mês não poderão ser substituídos posteriormente – ou seja, não é permitido que haja trocas nas carteiras ao longo do mês.”
Quem Escolhe as Ações?
Os únicos profissionais que podem indicar ações são Analistas Gráficos, Analistas Fundamentalistas ou Economistas, dessa forma todos são devidamente certificados.
Grafistas: Utilizam a Análise Gráfica e o histórico de preços das ações para traçar uma tendência para os preços desses ativos. Ou seja, existem dezenas até centenas de estudos diferentes: Médias Móveis, Bandas de Bollinger, Índice de Força Relativa, Suportes, Resistências e muitos outros.
Fundamentalistas: Utilizam não apenas os dados do balanço, como também os resultados das empresas para realizar uma avaliação justa de preço para as ações. Também existem vários indicadores fundamentalistas: Preço/Lucro, Preço/Valor Patrimonial Ajustado, Fluxo de Caixa Líquido e muitos outros.
Plenos: utilizam os dois métodos simultaneamente.
Qual o melhor método?
A princípio, esse também é um ponto de muito “bate boca” pelas ruas da Zona Sul de São Paulo, onde ficam a maioria das Instituições Financeiras do País. Porque a verdade é que é muito difícil afirmar.
Henrique Bredda, gestor do Fundo de Ações Alaska, em entrevista a Nova Futura Investimentos diz que prefere a análise fundamentalista para escolher as ações que farão parte do seu fundo, mas utiliza a análise gráfica para consultar o histórico de preços das ações.
A melhor carteira recomenda de ações
Primeiramente já sabemos quais portais fazem as avaliações das melhores carteiras e quem são os responsáveis por escolher as ações. Então agora vamos ver como foi o rendimento obtidos não apenas na Nova Futura. Mas também nas principais Corretoras do Brasil nos últimos anos de acordo com a Carteira Valor e Exame.
2018
Exame
1º Lugar – Nova Futura – 46,62%
Valor
1º Lugar – Santander Corretora – 44,69%
2º Lugar – Guide – 36,24%
3º Lugar – BB Investimentos – 33,15%
A Nova Futura começou na Carteira Valor em julho de 2018, como resultado obteve 8,79% de rendimento nesse período.
2019
Exame
1º Lugar – Nova Futura – 77,67%
2º Lugar – Terra Investimentos – 55,96%
3º Lugar – BB Investimentos – 54,60%
Valor
1º Lugar – Modalmais – 93,53%
2º Lugar – Nova Futura Investimentos – 68,63%
3º Lugar – Terra Investimentos – 47,65%
2020
Exame
1º Lugar – Genial – 10,90%
2º Lugar – Nova Futura Investimentos – 8,70%
3º Lugar – Agora Investimentos – 6,80%
Valor
1º Lugar – Nova Futura – 9,68%
2º Lugar – Guide – 9,06%
3º Lugar – Genial – 6,64%
(Até o final de janeiro de 2020)
Sobre a Carteira mensal de ações da Nova Futura
Primeiramente o responsável pelo ótimo rendimento obtido nas indicações da Nova Futura é o Trabalho de sua equipe de análise, chefiadas pelo seu economista chefe Pedro Paulo Silveira (Pepa).
Economista pela FEA-USP, Mestre e PhD Candidate em Economia pela EESP-FGV. Exerce atividades no mercado financeiro desde 1983, logo como gestor, economista e analista.
A melhor carteira
O trabalho de indicar ações para os investidores é uma tarefa muito importante e complexa, pois durante os anos a economia pode passar por momentos de crises ou riscos não diversificáveis, que dessa forma impactam o preço das ações das empresas.
Segundo Pedro Paulo Silveira, uma análise macroeconômica e local, certamente é importantíssima para levar ao investidor uma carteira balanceada e rentável. Sendo assim fica mais fácil alcançar melhores resultados.
Desde o início das indicações pelo portal Valor a Carteira da Nova Futura valorizou 101,21%, e o Ibovespa 33,98% (Período de comparação Julho 2018 até janeiro de 2020).
Portanto acreditamos que a Nova Futura obteve os melhores rendimentos em comparação aos seus concorrentes. Bem como pela recorrência de bons resultados e a participação constante nos dois rankings. Desse modo fica mais fácil decidir onde investir
Abra sua conta
Afinal, quer participar da a melhor carteira recomenda de ações?
Abra sua conta gratuitamente na Nova Futura e aplique, dessa forma você poderá receber nossa assessoria gratuita!
Por fim, veja esse vídeo e aprenda como fazer.
Deixe um comentário