13º salário: saiba quem tem direito e como fazer esse dinheiro render mais

Tempo de leitura: 3 min.

O 13º salário é a remuneração extra do ano que todos os trabalhadores formais esperam com ansiedade. Esse valor extra, que normalmente é pago no fim do ano, já está nos planos dos trabalhadores e destinado muitas vezes para pagar alguma dívida ou até mesmo comprar os presentes de Natal e viagens de final de ano. Mas quem exatamente tem direito a esse benefício? É possível começar um investimento com esse dinheiro? Saiba tudo abaixo.

Quem tem direito?

Todos os empregados com carteira assinada, funcionários públicos e aposentados têm direito a receber o equivalente a um mês de salário extra, caso tenha trabalhado o ano inteiro na empresa.

Para os que não trabalharam os 12 meses o valor do 13º deverá ser proporcional ao tempo trabalhado. Isso também vale para os demitidos sem justa causa.

Vale lembrar que o valor do 13º salário corresponde ao salário referente ao mês de dezembro e o pagamento desse benefício é realizado, na maioria dos casos, em duas parcelas: a 1° deve acontecer até o último dia do mês de novembro e a 2° até o dia 20 de dezembro.

Veja como investir o 13º salário!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o décimo terceiro salário, investi-lo pode ser uma ótima forma de iniciar no mercado financeiro, expandir ainda mais seus rendimentos, para quem já é investidor, e claro, quitar as dívidas e colocar as contas em dia. Confira abaixo as melhores opções para o que fazer com o 13º salário.

Coloque suas contas em dia

Se você tem interesse em cuidar melhor do seu dinheiro e construir um bom planejamento financeiro, o primeiro passo é quitar todas suas dívidas. Por isso, use essa renda extra para pagar as contas que estão atrasadas.

Faça uma reserva de emergência

Separar uma parte do 13° para a construir um “fundo de emergência” é essencial para manter uma vida financeira equilibrada, já que poderá usá-lo em uma possível crise.

Invista em opções rentáveis

Se há a vontade de destinar uma parte do dinheiro para que ele possa render mais, é preciso antes atentar-se aos seus objetivos (curto ou longo prazo) e investimento inicial. Confira algumas alternativas para investir o seu capital!

Tesouro Direto

Se procura uma forma de começar uma carteira de investimentos de maneira segura e simples, o Tesouro Direto é uma ótima possibilidade. Este tipo de aplicação pode ser considerado de baixo nível de risco já que está diretamente relacionada com o Governo.

Existem diversas modalidades para aplicar no Tesouro Direto, sendo que o valor mínimo para começar a investir é de R$ 30.

Certificados de Depósito Bancário (CDBs)

Outra modalidade de investimento são os CDBs, que funcionam como se você estivesse emprestando dinheiro para uma instituição financeira e, em troca, recebe os rendimentos adicionados de juros. Além de ser mais rentável que a Poupança, o seu investimento em CDB é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos, o FGC.

Bolsa de Valores

Para quem prefere arriscar mais, investir na Bolsa de Valores parece ser uma ótima opção. Nesse tipo de aplicação é possível comprar ou vender ações de empresas presentes na Bolsa e colher o fruto dessas transações.

Comece a investir agora!

Agora que você descobriu diversas opções para investir o seu 13º salário, por que não começar agora mesmo? A Nova Futura é corretora de investimentos que proporcionará o auxílio necessário para você aumentar o seu patrimônio com segurança. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Deixe um comentário